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Correio Técnico: Qual a diferença entre a gasolina comum e a de aviação?

Combustíveis possuem propriedades físicas e químicas distintas feitas para cada aplicação

Por Redação - Atualizado em 9 ago 2019, 13h02 - Publicado em 5 ago 2019, 07h00
O combustível que entra no avião é bem diferente do usado nos carros Shell/Divulgação

Qual a diferença entre a gasolina comum, a de aviação e o querosene de aviação? – Wagner Morine, São Paulo (SP)

Basicamente tudo: número de octanas, percentual de chumbo e até volatilidade. A principal diferença está no quanto o combustível aguenta ser comprimido antes de detonar, índice popularmente conhecido como octanagem.

“A gasolina de aviação, que é usada em aeronaves com motores a pistão, é totalmente isenta de etanol anidro e possui maior número de octanas, mas conta com altos índices de enxofre e de chumbo tetraetila”, detalha Gilberto Pose, coordenador de produtos da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.

Aeronaves com motores a pistão costumam usar gasolina de aviação Reprodução/Internet

O uso de gasolina de aviação em carros pode provocar danos severos ao motor e ao catalisador. Já o querosene para aeronaves tem um comportamento distinto.

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Sua queima não ocorre por detonação e ele deve se manter líquido em diferentes temperaturas e pressões, já que um avião frequenta altitudes elevadas e ambientes abaixo de -50 oC.

Além disso, ele é pouco volátil e tem uma característica lubrificante, como o diesel — que, assim como o etanol, raramente é usado em aviões e helicópteros.

A diferença entre os combustíveis é física e química

Unidade Gasolina Automotiva Gasolina de Aviação Querosene de Aviação
Cor De incolor a amarelada Azul Incolor
Teor de etanol anidro (em volume) De 26% a 28% Zero Zero
Octanagem  (mínimo) Número de octanas 82,0 99,6 Não se aplica
Teor de enxofre (máximo) (mg/kg) 50 500 3.000
Chumbo tetraetila (máximo) (g/l) 0,005 0,56 Não se aplica

Fonte: Shell

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