Correio Técnico: posso colocar dois pneus de medidas diferentes?

Mudança pode influenciar desempenho, consumo e até funcionamento do ABS

Pneus diferentes, só se estiverem previstos no projeto ou se você pretende fazer um carro de arrancada

Pneus diferentes, só se estiverem previstos no projeto ou se você pretende fazer um carro de arrancada (Reprodução/Internet)

Preciso trocar os pneus do meu Ford Fiesta 2002 e queria saber se posso colocar dois pneus na medida 175/65 R14, recomendados pela Ford, e outros dois 175/70, também aro 14 – Iago Rodrigues, Juiz de Fora (MG)

Como os eixos vão ficar com pneus de medidas distintas, a troca não é adequada. E o problema nem é a mudança das medidas, já que o perímetro do pneu 175/70 fica dentro da tolerância de até 3% de mudança recomendada pelas fabricantes.

O que não pode é deixar pneus de tamanhos diferentes em cada eixo. Isso pode influenciar o desempenho do carro em curvas, o consumo e até o funcionamento do ABS.

Fiat Toro 2.4 Multiair Volcano Limitação de fábrica: os pneus mais largos da Toro Volcano fazem com que o diâmetro de giro dela piore

Limitação de fábrica: os pneus mais largos da Toro Volcano fazem com que o diâmetro de giro dela piore (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O sistema que impede o travamento dos pneus usa um sensor em cada roda para medir a velocidade dela individualmente.

Quando você freia o carro em linha reta, as quatro rodas devem estar na mesma velocidade. Ao alterar a medida dos pneus no eixo traseiro, por exemplo, eles podem girar mais rápido ou mais lentamente do que o eixo frontal.

Nessa situação, ao acionar o pedal do freio, o ABS pode limitar o poder de frenagem do veículo, por “achar” que os pneus que estão girando em velocidade menor estão travando.

Exceções

No GT-R os pneus traseiros são diferentes dos dianteiros

No GT-R os pneus traseiros são diferentes dos dianteiros (Divulgação/Quatro Rodas)

Isso não impede que um carro tenha pneus traseiros diferentes, claro. Alguns modelos, sobretudo os esportivos, usam compostos mais largos e/ou com perfil diferente dos frontais.

A diferença é que, neste caso, as diferenças foram levadas em conta desde o início do desenvolvimento do carro, e tanto o ABS quanto o ESC e diferencial já são projetados considerando essa característica.

Pneus exageradamente grandes podem encostar na caixa de roda quando o carro estiver pesado (e, consequentemente, baixo)

Pneus exageradamente grandes podem encostar na caixa de roda quando o carro estiver pesado (e, consequentemente, baixo) (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Também é possível alterar a medida dos pneus do seu carro (colocando, por exemplo, tamanhos usados em versões mais caras do mesmo modelo), desde que seja levada em conta alguns detalhes.

A diferença do perímetro do pneu não deve exceder em 3%, para mais ou para menos, da medida original. Esse valor pode ser calculado facilmente em diferentes sites na internet.

Os quatro pneus também devem ter a mesma medida, fabricante e idade. E é importante verificar, por exemplo, se há espaço na caixa de roda para os compostos maiores, especialmente com o volante virado totalmente para ambos os lados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s