Clique e assine por apenas 8,90/mês

Correio Técnico: posso colocar dois pneus de medidas diferentes?

Mudança pode influenciar desempenho, consumo e até funcionamento do ABS

Por Da Redação - 13 jul 2018, 20h05
Pneus diferentes, só se estiverem previstos no projeto ou se você pretende fazer um carro de arrancada Reprodução/Internet

Preciso trocar os pneus do meu Ford Fiesta 2002 e queria saber se posso colocar dois pneus na medida 175/65 R14, recomendados pela Ford, e outros dois 175/70, também aro 14 – Iago Rodrigues, Juiz de Fora (MG)

Como os eixos vão ficar com pneus de medidas distintas, a troca não é adequada. E o problema nem é a mudança das medidas, já que o perímetro do pneu 175/70 fica dentro da tolerância de até 3% de mudança recomendada pelas fabricantes.

O que não pode é deixar pneus de tamanhos diferentes em cada eixo. Isso pode influenciar o desempenho do carro em curvas, o consumo e até o funcionamento do ABS.

Fiat Toro 2.4 Multiair Volcano
Limitação de fábrica: os pneus mais largos da Toro Volcano fazem com que o diâmetro de giro dela piore Christian Castanho/Quatro Rodas

O sistema que impede o travamento dos pneus usa um sensor em cada roda para medir a velocidade dela individualmente.

Quando você freia o carro em linha reta, as quatro rodas devem estar na mesma velocidade. Ao alterar a medida dos pneus no eixo traseiro, por exemplo, eles podem girar mais rápido ou mais lentamente do que o eixo frontal.

Continua após a publicidade

Nessa situação, ao acionar o pedal do freio, o ABS pode limitar o poder de frenagem do veículo, por “achar” que os pneus que estão girando em velocidade menor estão travando.

Exceções

No GT-R os pneus traseiros são diferentes dos dianteiros Divulgação/Quatro Rodas

Isso não impede que um carro tenha pneus traseiros diferentes, claro. Alguns modelos, sobretudo os esportivos, usam compostos mais largos e/ou com perfil diferente dos frontais.

A diferença é que, neste caso, as diferenças foram levadas em conta desde o início do desenvolvimento do carro, e tanto o ABS quanto o ESC e diferencial já são projetados considerando essa característica.

Pneus exageradamente grandes podem encostar na caixa de roda quando o carro estiver pesado (e, consequentemente, baixo) Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas

Também é possível alterar a medida dos pneus do seu carro (colocando, por exemplo, tamanhos usados em versões mais caras do mesmo modelo), desde que seja levada em conta alguns detalhes.

A diferença do perímetro do pneu não deve exceder em 3%, para mais ou para menos, da medida original. Esse valor pode ser calculado facilmente em diferentes sites na internet.

Os quatro pneus também devem ter a mesma medida, fabricante e idade. E é importante verificar, por exemplo, se há espaço na caixa de roda para os compostos maiores, especialmente com o volante virado totalmente para ambos os lados.

Continua após a publicidade
Publicidade