Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio técnico: por que carros só têm vidro laminado na frente?

Equipamento deixa o projeto mais caro. Poucos modelos utilizam esse tipo de vidro nas laterais

Por Da Redação
Atualizado em 27 mar 2024, 14h52 - Publicado em 14 nov 2017, 17h17
O Fiat Ideia foi o primeiro veículo no Brasil equipado com vidros laterais laminados (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade
Correio técnico: fiat idea
Fiat Idea foi o primeiro veículo no Brasil equipado com vidros laterais laminados (Divulgação/Fiat)

O vidro laminado é um item obrigatório aos automóveis vendidos no Brasil, mas só no para-brisa. Ele é mais seguro e oferece melhor isolamento acústico que o tradicional temperado.

A maior segurança ocorre pelo fato de os estilhaços de vidro permanecerem aglutinados em caso de quebra. Em sua fabricação, duas ou mais lâminas de vidro são unidas por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.

Há uma terceira vantagem, que é o bloqueio de 99% dos raios UV. Ou seja, veículos que têm vidro laminado inclusive nas janelas laterais, como o finado Fiat Idea, não precisam de películas escuras adicionais.

Uma pedra levantada pelo carro que ia à frente condenou o para-brisa. Com seguro de vidros, pagamos só a franquia, R$ 110, mas na autorizada ele custaria até R$ 4.538
Uma pedra levantada pelo carro que ia à frente condenou o para-brisa do Jeep Renegade utilizado em nosso teste de Longa Duração. Na autorizada, a peça custou R$ 4.538 (em outubro de 2016) (SIlvio Gioia/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

De acordo com Marcio Azuma, diretor de segurança veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a adoção dessa tecnologia tem utilidade relativa. Além de aumentar o custo do projeto, não teria muita utilidade em colisões (para conter passageiros), sem contar que atrapalhariam o resgate ou a fuga em um incêndio ou no mergulho em um rio.

E, mesmo no caso de um capotamento, o cinto de segurança seria suficiente para evitar que os ocupantes fossem projetados para fora do veículo.

Por outro lado, vidros laminados dificultam o arrombamento. No Brasil, o primeiro carro equipado com vidros laterais laminados foi o Fiat Idea, em 2005, seguido pelo Punto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.