Clique e assine por apenas 6,90/mês

Competições elegem os melhores mecânicos do Brasil

O vestibular das autorizadas estimula o aperfeiçoamento do serviço prestado ao cliente

Por Gustavo Henrique Ruffo - Atualizado em 26 abr 2018, 12h08 - Publicado em 26 abr 2018, 11h58
Técnicos devem achar e reparar problema no menor tempo Fernando Pires/Quatro Rodas

Tem montadora que só começou agora. Outras já fazem isso há mais de 20 anos. Mas a lógica é a mesma: promover um concurso de melhor mecânico da sua rede de concessionárias.

Ao colocar os técnicos de suas revendas para competir entre si, fabricantes como Honda, Toyota e Mitsubishi agilizam e aperfeiçoam diagnósticos, economizam em consertos em garantia e ainda permitem que as concessionárias vencedoras se orgulhem de ter o melhor atendimento do Brasil, dentro da sua marca.

A Mitsubishi foi a que aderiu à estratégia por último. Desde 2016 ela realiza o Rali do Conhecimento, que mede qual dos técnicos de suas revendas é o mais capacitado para diagnosticar e reparar problemas.

Em março passado, os dez melhores do Brasil se enfrentaram num shopping em São Paulo. O desafio era encontrar e consertar no menor tempo possível o mesmo defeito plantando pela organização em modelos ASX.

Continua após a publicidade
Kit de ferramentos que cada técnico recebe Divulgação/Mitsubishi

“Eu já tinha ficado em quarto na primeira edição. Desta vez, eu estava mais calmo. Acho que isso ajudou”, comemora o campeão, Matheus Cidene, da autorizada Sekai, de Florianópolis (SC).

“O segredo é acompanhar bem os manuais técnicos, que são constantemente atualizados, e saber usá-los corretamente”, explica o vencedor, que descobriu e reparou um problema no sistema de partida em 27 minutos e outro na iluminação do porta-malas em 39 minutos.

Além do orgulho da conquista, o prêmio para os três primeiros é um estímulo extra: uma viagem a Tóquio para representar o Brasil na final mundial, o Mitsubishi Skill Contest, com direito a visita à Disneylândia local.

Já a Toyota tem o seu Skill Contest, que está na 24ª edição. Mas aqui a competição não se limita apenas aos mecânicos.

Continua após a publicidade

Também há uma prova para consultores, que recebem o carro do cliente, confirmam o defeito apresentado e fazem os preparativos para o conserto.

A ilha de excelência na Toyota é a concessionária Santa Emília, de Ribeirão Preto (SP): desde 2006, foi campeã quatro vezes com os consultores e seis entre os técnicos.

O que mostra que os melhores mecânicos nem sempre estão nos grandes centros – o vencedor da primeira edição do Rali do Conhecimento, por exemplo, foi da autorizada Naga, de Jaú, também no interior de São Paulo.

Publicidade