Como saber se a bateria do carro está em curto?
Saiba como identificar se a bateria do seu veículo está em curto, o que dificulta o funcionamento do motor
Marcos Caputo, São Paulo (SP)
De acordo com a fabricante de baterias Moura, existem alguns indicativos. O sinal mais claro é quando você dá a partida no motor do carro. Se os componentes elétricos ligam, mas o motor fica tentando girar mais lentamente, é sinal de que uma célula da bateria entrou em curto-circuito.
Isso ocorre porque o motor de arranque exige muita corrente da bateria. Quando uma célula está desregulada, ela não completa a corrente e força o motor de arranque, desregulando a corrente que passa pela bateria. Outro sinal é quando, ao girar a chave do carro, os componentes ligam, mas o motor faz um barulho estranho, que parece um clique, repetidamente.
Esse clique é um indicador de que a bateria em curto não está encontrando a corrente elétrica para acionar a ignição do carro. Isso acontece quando a bateria não segura a carga ou quando ela forçou tanto os outros polos que eles se desgastaram, não conseguindo mais produzir a tensão para o sistema de ignição.
E há ainda outro sintoma que ocorre quando os componentes elétricos não funcionam com o motor desligado e a chave girada na posição de contato do sistema elétrico. Não acontece o fornecimento da energia entre os polos. A bateria fica inválida, não podendo mais ser recarregada.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







