Clique e assine com até 75% de desconto

Correio técnico: desconectar a bateria do carro faz ela durar mais?

A dúvida é do leitor Antonio Carlos Wosgrau, Brasília (DF), que tem desligado o negativo da bateria de seu carro durante a pandemia

Por Leonardo Barboza Atualizado em 27 ago 2020, 21h07 - Publicado em 27 ago 2020, 08h10
Bateria: basta funcionar o carro para recarregar Divulgação/Renault

Em tempos de pandemia, ligo e desligo o negativo da bateria cada vez que vou usar o carro (a cada 10 ou 15 dias). Há algum mal em fazer isso? Meu objetivo é preservar a bateria, mas tenho dúvida se algo possa estar prejudicando alguma outra parte do caro. – Antonio Carlos Wosgrau, Brasília (DF).

Como você utiliza seu carro a cada dez dias ou duas semanas, não é recomendável desligar a bateria por ser um período curto de tempo. A dica vem de um especialista, o engenheiro da SAE Antonio Carlos Bertelli, que também é consultor da Bosch Management Support.

Segundo ele, normalmente uma bateria em bom estado não apresenta problemas se ficar sem uso por esse período.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Quando reutilizar o veículo, mantenha-o em funcionamento por pelo menos dez a quinze minutos para que a bateria seja carregada – lembrando que não se deve deixar o veículo ligado e parado em local fechado ou com pouca ventilação, onde os gases de escape trarão risco à saúde podendo levar até a morte.

Ao desligar a bateria do carro, podemos ter diversos inconvenientes como no rádio, por exemplo, deixando de funcionar e necessitando para isso de liberação através de um código.

Além disso, podemos perder diversas configurações feitas pelo proprietário que acabam voltando às originais de fábrica havendo necessidade de serem novamente programadas (em alguns casos tendo até que levar à concessionária).

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

  • Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Fernando Pires/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade