Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Com falha crônica, ar-condicionado dos Peugeot 208 e 2008 não gela

Proprietários de modelos da Peugeot relatam problemas crônicos no funcionamento do sistema do ar-condicionado

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 30 Maio 2021, 23h49 - Publicado em 31 Maio 2021, 08h00
Autodefesa Peugeot Ar condicionado
Lawrence: para ele, a autorizada disse que o problema é comum Andrea Scafuro/Divulgação

Nos dias quentes, o ar-condicionado é um equipamento que ajuda, mas não para os proprietários de Peugeot, como relata o engenheiro agrimensor Igor Leite da Silva, de Seropédica (RJ), dono de um 2008 THP 2016. “Os Peugeot apresentam um problema crônico no ar-condicionado, que para de gelar.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A falha começa na caixa evaporadora, passa para o condensador e chega ao compressor”, explica com a segurança de quem conhece bem o problema. “Na concessionária, condenaram o compressor e o condensador do meu carro e pediram R$ 5.750 pelo conserto, mesmo após a troca do evaporador há pouco mais de um ano”, diz Igor.          

  • A ocorrência mais comum é o ar-condicionado funcionar por algum tempo e depois parar, como afirma a microempresária Daisy Maria Marques, de Indaiatuba (SP), dona de um 2008 Allure 2017. “Como vários relatos que encontrei na internet, o ar-condicionado do meu carro não está gelando de forma eficiente, ele apenas resfria um pouco o ar e, depois disso, somente ventila, lembra Daisy.

    Peugeot 208
    Ar-Condicionado do Peugeot 208 da frota de Longa Duração da Quatro Rodas Diego Cardoso/Quatro Rodas

    O defeito atinge também o hatch 208, como revela o engenheiro civil Lawrence Scafuro, de São Paulo (SP), dono de um 208 Griffe 2017. “Ao apresentar o problema na revisão de 10.000 km, o atendente me disse ser comum e me levou até um veículo zero-quilômetro para mostrar que o ar-condicionado funcionava mal da mesma forma,” conta Lawrence.

    Tivemos acesso ao Boletim Técnico C5HW014DQ0, emitido pela Peugeot em 24/1/2020, e enviado às concessionárias. Nele, a marca recomenda se, em caso de refrigeração fraca, ou sem funcionar, deve-se substituir as juntas tóricas nos dutos de refrigeração da caixa evaporadora. Ainda segundo o documento, o problema atinge todos os 2008 com número de chassi até 1564178.

    Continua após a publicidade
    Peugeot 208
    O Peugeot 208 da frota do Longa Duração, também recebeu reclamações sobre o ar-condicionado durante o teste Clayton Rodrigues/Quatro Rodas

    Consultada, a Peugeot respondeu que dos quatro casos relatados pela reportagem, apenas um (o do engenheiro Igor Leite da Silva) traz registro relacionado ao ar-condicionado e não tem mais nenhum registro nesse sentido. E que o cliente teve seu pedido atendido, com o veículo sendo devidamente reparado. Ainda sobre o Boletim Técnico, a empresa declarou tratar-se de um comunicado que existe para auxiliar a rede no diagnóstico e posterior solução de eventuais incidentes que podem se manifestar em alguma unidade.

    O povo reclama

    “Com 29.000 km, como o ar não gelava, trocaram compressor e condensador. Aos 36.000 km, o sistema parou novamente. Tive o mesmo problema com o 208 Allure 2014 que possuía.”

    Eder Carlos Nunes Olegário, gerente de TI, Recife (PE), dono de um Peugeot 2008 Griffe 2018

    “O atendente me mostrou um carro zero que o ar-condicionado funcionava da mesma forma. Por mim, me acostumei com o ‘ar fresco’, que hoje não tenho mais após o veículo rodar 70.000 km.”

    Lawrence Scafuro, engenheiro civil, São Paulo (SP), proprietário de um Peugeot 208 Griffe 2017

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade