Quanto custa a bateria de um carro híbrido e quando deve ser trocada?
Saiba quanto custa para trocar a bateria de um carro híbrido, qual sua vida útil e os fatores que influenciam sua durabilidade; veja preços e dicas

A durabilidade da bateria de um carro híbrido é um ponto crucial para os proprietários. Em média, a vida útil estimada pelos fabricantes é de dez anos. No entanto, esse tempo pode variar bastante dependendo de fatores como o padrão de uso do veículo.
Carros que circulam mais em estradas, por exemplo, tendem a ter um desgaste menor da bateria, pois os ciclos de carga e descarga são menos intensos do que no trânsito urbano. Com o tempo, assim como em smartphones, as baterias perdem parte de sua capacidade de armazenamento de energia, tornando a substituição inevitável a longo prazo.
Quanto custa a bateria de um carro híbrido?

O custo de substituição é uma das principais preocupações. O valor varia significativamente entre os modelos e a tecnologia da bateria. Para veículos populares no Brasil, como o Toyota Corolla Hybrid e o Prius, que são híbridos plenos (HEV) uma bateria nova custa em torno de R$ 17.000, fora o valor da mão de obra.
Como alternativa, o mercado já oferece opções de baterias remanufaturadas, com preços que variam entre R$ 8.000 e R$ 10.000. É importante destacar que a maioria dos fabricantes oferece uma garantia de fábrica de oito anos para o sistema híbrido, cobrindo a bateria. Em contraste, a troca da bateria de um carro híbrido plug-in pode ultrapassar os R$ 100.000, devido à sua maior capacidade.
No caso dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, que são híbridos leves (MHEV) DE 12V, a bateria de lítio extra montada sob o banco do motorista custa, na rede de concessionárias, R$ 4.990 sem considerar o custo da mão de obra para a troca.

A troca deve ser realizada por oficinas especializadas, pois envolve manusear componentes de alta tensão ou exigem procedimentos específicos, como é o caso dos Fiat. De toda forma, a oficina precisa de treinamento específico e equipamentos de proteção (EPIs) para garantir a segurança.
O que fazer com a bateria antiga?
Após ser removida do veículo, a bateria de um carro híbrido ainda possui uma capacidade considerável de armazenamento. Por isso, ela não é descartada, mas sim encaminhada para a chamada “segunda vida”.

o banco (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Essas baterias podem ser reaproveitadas em sistemas de armazenamento de energia estacionários, como no-breaks, ou para acumular energia gerada por painéis solares. Essa prática sustentável prolonga a utilidade do componente, otimiza recursos e minimiza o impacto ambiental do descarte.
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