Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Quanto custa a bateria de um carro híbrido e quando deve ser trocada?

Saiba quanto custa para trocar a bateria de um carro híbrido, qual sua vida útil e os fatores que influenciam sua durabilidade; veja preços e dicas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 set 2025, 09h32 - Publicado em 25 set 2025, 22h27
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A durabilidade da bateria de um carro híbrido é um ponto crucial para os proprietários. Em média, a vida útil estimada pelos fabricantes é de dez anos. No entanto, esse tempo pode variar bastante dependendo de fatores como o padrão de uso do veículo.

Carros que circulam mais em estradas, por exemplo, tendem a ter um desgaste menor da bateria, pois os ciclos de carga e descarga são menos intensos do que no trânsito urbano. Com o tempo, assim como em smartphones, as baterias perdem parte de sua capacidade de armazenamento de energia, tornando a substituição inevitável a longo prazo.

Quanto custa a bateria de um carro híbrido?

Bateria do Toyota Prius
Bateria do Prius (Divulgação/Toyota)

O custo de substituição é uma das principais preocupações. O valor varia significativamente entre os modelos e a tecnologia da bateria. Para veículos populares no Brasil, como o Toyota Corolla Hybrid e o Prius,  que são híbridos plenos (HEV) uma bateria nova custa em torno de R$ 17.000, fora o valor da mão de obra.

Como alternativa, o mercado já oferece opções de baterias remanufaturadas, com preços que variam entre R$ 8.000 e R$ 10.000. É importante destacar que a maioria dos fabricantes oferece uma garantia de fábrica de oito anos para o sistema híbrido, cobrindo a bateria. Em contraste, a troca da bateria de um carro híbrido plug-in pode ultrapassar os R$ 100.000, devido à sua maior capacidade.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

No caso dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, que são híbridos leves (MHEV) DE 12V, a bateria de lítio extra montada sob o banco do motorista custa, na rede de concessionárias, R$ 4.990 sem considerar o custo da mão de obra para a troca.

Fiat Pulse e Fastback híbridos 2025
Fiat Pulse e Fastback híbridos-leves (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A troca deve ser realizada por oficinas especializadas, pois envolve manusear componentes de alta tensão ou exigem procedimentos específicos, como é o caso dos Fiat. De toda forma, a oficina precisa de treinamento específico e equipamentos de proteção (EPIs) para garantir a segurança.

O que fazer com a bateria antiga?

Após ser removida do veículo, a bateria de um carro híbrido ainda possui uma capacidade considerável de armazenamento. Por isso, ela não é descartada, mas sim encaminhada para a chamada “segunda vida”.

Longa Duração Fiat Pulse
Bateria do sistema híbrido fica sob
o banco (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Essas baterias podem ser reaproveitadas em sistemas de armazenamento de energia estacionários, como no-breaks, ou para acumular energia gerada por painéis solares. Essa prática sustentável prolonga a utilidade do componente, otimiza recursos e minimiza o impacto ambiental do descarte.

Leia também

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.