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Autodefesa: fabricante de motorhomes atrasa entregas de carros já pagos

Consumidores pagam, Estrella Mobil Motorhomes não entrega e inutiliza os veículos dos proprietários para que os chassis não sejam retirados

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 10 nov 2024, 15h53 - Publicado em 10 nov 2024, 15h52
Sprinter do casal Débora Pereira da Silva e Reni Silva
 (Acervo pessoal/Quatro Rodas)
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A sensação de liberdade em poder carregar a própria casa para onde quiser seduz pessoas como o casal Débora Pereira da Silva e Reni Silva, de São Paulo (SP), que mantém o perfil Mundo DR no Instagram, a morar em um motorhome construído sobre o chassi de um Mercedes Sprinter.

“Decidimos pelo motorhome, principalmente, pela relação custo-benefício e as facilidades, como acessar a própria casa sem sair do carro”, explica Débora. O casal pesquisou muito e buscou órgãos competentes e especialistas antes de encomendar o próprio motorhome à Estrella Mobil Motorhomes, fabricante de Santa Branca (SP), em junho de 2022.

O casal Débora Pereira da Silva e Reni Silva, e seu Sprinter já cortado
O casal Débora Pereira da Silva e Reni Silva, e seu Sprinter já cortado (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

“Já com o contrato assinado para locar o nosso apartamento e morarmos na estrada, acertamos a entrega do veículo pronto e regularizado em seis meses, ou seja, dezembro de 2022. Assim, enviamos a Mercedes Sprinter 516 para a empresa parceira colocar o sistema de tração 4×4”, explica a empresária. Mas em fevereiro de 2023 o projeto não havia sido iniciado, o casal decidiu encerrar as negociações e em março de 2023 assinaram o distrato.

A traseira do carro já havia sido cortada, mas não haviam iniciado a construção do motorhome, e isso foi publicado nas redes sociais do casal.

Tempo é um bem precioso, como relata a aposentada Erwina Blunk, de São Paulo (SP), que diz ter investido as economias de uma vida de trabalho e ficou sem o motorhome produzido pela Estrella Mobil.

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“Nunca gostei de hotéis, minha lua de mel foi em uma barraca. Assim, trabalhei durante 60 anos para aposentar e viajar pelo mundo em um motorhome, como fiz na Austrália, Estados Unidos e Europa. Em 2022, comprei uma Sprinter 516 extra longa, paguei a entrada de R$ 50 mil, mais R$ 227.500 e oito parcelas de R$ 24.250, com o prazo de entrega para dezembro de 2023. Em agosto de 2023, ao visitar a fábrica em Santa Branca (SP), não sabiam onde meu carro estava até que o encontraram cortado, assim como estão outros 34 veículos, e jogado na grama. Agora meu carro está com três paredes, falta toda a estrutura e, quanto aos equipamentos, prometeram enviar uma lista para comprarmos e eles instalarem” conta a aposentada.

O caso de Erwina corre na justiça e um dos motivos alegados pela Estrella Mobil Motorhomes em juízo foi a guerra na Ucrânia.

Pessoas que tentam ou tentaram ser proprietários de motorhomes da Estrella Mobil mantêm um grupo de WhatsApp com cerca de 25 membros e mais de 40 relatos de pessoas experientes que não receberam os veículos. Contam que, nas redes sociais, a empresa vende uma outra realidade.

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Estoque de Mercedes Sprinter de clientes Estrella Mobil aguardando o início do trabalho
Estoque de carros de clientes Estrella Mobil aguardando o início dos trabalhos (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

É o que relata o empresário Gerard André Vieira de Souza, de Brasília (DF). “ Em fevereiro de 2023, encomendei o meu motorhome Polar Expedition, no valor de R$ 970 mil, montado sobre um caminhão Volvo FMX 6×6, fornecido por mim. Enquanto o veículo ficou parado na fábrica, paguei todo o projeto em sete meses, sendo que a previsão de entrega era de 15 meses. Após três meses de atraso, ou seja, em agosto de 2024, depois de diversas chances e nada ser feito, preferi retirar o caminhão e fazer o distrato em 10 parcelas, apesar deles terem recebido todo o valor em menos tempo, nunca pagaram uma parcela do acordo”.

Consultamos o advogado, professor e editor de diversas revistas jurídicas Paulo Henrique Martins de Sousa, do escritório Martins de Sousa & Maciel Advogados, de Brasília (DF), sobre os direitos dos proprietários.

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“Os clientes podem invocar os artigos do Código Civil 186, 402, 405, 884 e 927. Do Código de Defesa do Consumidor, CDC, os artigos 4º, inciso I, artigo 6º, inciso VI e artigo 35. Dessa forma, é recomendável a ação de reparação solicitando a rescisão do contrato, o reembolso com correção, juros, indenização por dano moral e compensação pelo desvio produtivo com o objetivo devolver aos consumidores o status que teriam caso o contrato fosse cumprido.

A Estrella Mobil Motorhomes respondeu que, no caso de Débora, a empresa ressarciu os valores pagos e comprou o veículo, e a proprietária foi condenada a indenizar a Estrella Mobil em danos morais. No caso de Gerard, a fabricante diz que o cliente fez o contrato para um caminhão 4×6 e entregou outro, 6×6. O cliente retirou o veículo da fábrica e a empresa diz que não consegue contato para a devolução do pagamento. Erwina Blunk, por sua vez, judicializou a questão e a empresa busca um novo acordo para devolver os valores pagos.

Consultados, todos os proprietários alegaram que as informações são inverídicas, apenas para ganhar tempo, não sair a matéria e continuarem enganando os clientes.

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O povo reclama

“Produzo vídeos e tinha um acordo na casa dos milhares de reais com a montadora. Como não me informavam nada, visitei a Estrella Mobil de surpresa e não tinham feito nada. Preferi fazer o distrato por um valor bem abaixo do que foi pago, que sempre pagaram em parcelas atrasadas.”
Jeferson Alves Sedano, empresário, vitória (ES), encomendou um motorhome feito sobre um Mercedes Axxor 3344.

“Alguém tem experiência com a Estrella Mobil? Percebi que precisa pagar adiantado, eles parcelam durante o tempo que o motorhome está na fila e iniciam depois de tudo pago, fico com receio de atrasos e problemas mais sérios. Em vídeos do YouTube, há meses vejo os mesmos veículos.
Relato adaptado do grupo Indico e não indico montadoras, fábricas e serviços para motorhomes no Facebook.

“Contratei a Estrella Mobil para fazer nosso motorhome e, depois de oito meses, eles nem tinham iniciado o projeto. Eles são muito bons de marketing e péssimos no respeito ao cliente. Pegaram nosso dinheiro e não executaram o contratado. Foram tantas segundas chances que não foram respeitadas, que decidimos encerrar as tratativas. Compramos outro modelo, não é o nosso projeto, mas estamos felizes com a aquisição. ”
Relato adaptado do grupo Indico e não indico montadoras, fábricas e serviços para motorhomes no Facebook.

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