Autodefesa: erro no câmbio impede que Chevrolet Cruze seja desligado
Proprietários de Chevrolet Cruze reclamam do câmbio que não reconhece a alavanca na posição “P”
Proprietários de Chevrolet Cruze se queixam de um alerta dado no painel de instrumentos: “Mude a marcha para estacionar”, sendo que a alavanca do câmbio já se encontra na posição.
Um dos que estão incomodados com isso é o analista judiciário Aurélio Meneghello Júnior, de Curi-tiba (PR), dono de um Cruze LTZ 2016.
“Após estacionar e colocar a alavanca em ‘P’, apesar de as luzes indicarem que o câmbio está na posição selecionada, o sistema não reconhece a ação e não deixa desligar o carro.”
Aurélio afirma que pesquisou na internet e encontrou o mesmo problema em outro modelo da Chevrolet, o Malibu. “Segundo os vídeos, uma lingueta de cobre que amassa, dificulta o funcionamento quando o Parking é acionado”, conta.
A explicação tem fundamento, de acordo com os mecânicos Evandson Baggio e Adailton Mattei, da Auto Elétrica Baggio, de Orleans (SC), que cobram a partir de R$ 500 para solucionar o problema. “Atendemos três casos desse problema e a solução foi desmontar parte da alavanca de câmbio, onde fica o contato que informa a posição da alavanca”, diz Evandson.
“Troca-se a engrenagem que parece uma chave seletora, de valor baixo, e uma peça do tipo abre e fecha, responsável por ler a posição “P” da alavanca. O conserto é simples, o mais caro é desmontar e montar a alavanca”, afirma.
O empresário Natalino dos Santos Júnior, de Taubaté (SP), dono de um Cruze LTZ 2017, relatou que o problema começou se manifestando esporadicamente, mas “hoje acontece de duas a três vezes por semana”.
Para conseguir desligar o carro, ele achou uma saída: “Coloco a alavanca em “P”, solto o botão de seleção das marchas, chacoalho o câmbio forçando para a frente, para trás e para os lados, e a mensagem desaparece”.
Apesar de o conserto ser simples, o mais comum são as concessionárias trocarem todo o câmbio em garantia, como relatam alguns proprietários, que preferiram não se identificar. “O problema é onde encaixa a alavanca e não o câmbio.
Após constatarem a falha, em menos de dez dias trocaram o câmbio, óleo do motor e filtro em garantia”, relata um dos proprietários que fazem parte do grupo Clube Cruze Turbo, no Facebook.
Questionada sobre os relatos, a Chevrolet não respondeu até o fechamento desta matéria.
O povo reclama
“Recentemente comecei a enfrentar o problema. Ao levar o carro para a concessionária, me passaram um orçamento em torno de R$ 2.000, porém a peça não consta no estoque da GM.
Christian Delamare, gerente de tecnologia, São Paulo (SP), proprietário de um Cruze Sport6 LTZ 2017
“No meu carro tive que trocar toda a parte da alavanca, mas a garantia cobriu. Começou acontecendo raras vezes e depois foi ficando frequente aquela questão de não identificar que está no ‘P.’”
Rodrigo de Jesus Manica, representante comercial, Capão da Canoa (RS), dono de um Cruze Sport6 LTZ 2019