Autodefesa: pneus do Chevrolet Tracker se deterioram antes dos 20.000 km

Donos do SUV reclamam de delaminação nos pneus e dizem que GM orienta procurar a Continental, que costuma fazer a troca em garantia

Devanir: “Pneus escamaram após apenas 14.000 km”

Devanir: “Pneus escamaram após apenas 14.000 km” (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O que explica um pneu com menos de 20.000 km apresentar um tipo de desgaste acentuado que parece escamas (tecnicamente chamado delaminação)?

É o que se perguntaram alguns donos do Chevrolet Tracker atual, importado do México com pneus Continental 205/70 R16 ou 215/55R18. 

“Os pneus do meu Tracker LT 2017 começaram a escamar quando o carro tinha apenas 14.000 km. A concessionária da GM mandou que eu procurasse a Continental, pois disse que isso não era com eles”, conta o técnico em TI Devanir Lima Teixeira, de São Paulo (SP).

“Depois de muito insistir, a Continental decidiu trocar os quatro pneus.”

Defeito aos 20.000 km…

Defeito aos 20.000 km… (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Assim como aconteceu com  Devanir, ao levar o veículo a uma autorizada Chevrolet, os proprietários são sempre orientados a reclamar com um representante da Continental.

“Descobri o problema na revisão dos 20.000 km. A revenda da Continental enviou as fotos à fábrica e pediram 15 dias para dar uma resposta. Passado esse tempo, me ligaram dizendo que trocariam os quatro pneus”, explica o analista de automação Fernando Ross Ortega, de Londrina (PR), dono de um Tracker LTZ 2017.

Escamação mais leve aos 18.000

Escamação mais leve aos 18.000 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

No total, entrevistamos sete proprietários que relataram esse tipo de problema, mas numa rápida busca na internet encontramos mais 13 casos.

Consultada, a GM não respondeu até o fechamento desta edição, mas a Continental Pneus do Brasil afirmou que menos de 1% do total dos veículos deste modelo vendidos no Mercosul apresentou algum questionamento de desempenho.

Problema se tornou grave aos 45.000 km

Problema se tornou grave aos 45.000 km (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Disse ainda que os pneus do tipo all-season são homologados pela GM no México e atendem a todos os requisitos estabelecidos pela montadora no país.

“Muito embora pneus all-season possam ser aplicados no mercado local e não necessariamente apresentem a condição mencionada (delaminação), é fato que são pneus mais sensíveis a situações mais severas de utilização, sensibilidade essa que pode ser elevada pelo estilo de direção. Para consumidores cujos pneus dos veículos apresentaram esse tipo de condição, a Continental disponibiliza o modelo ContiPremiumContact 2, mais resistente à perda de material por ação mecânica”, afirma a empresa.

O povo reclama

Pedi para fazer o rodízio na revisão de 20.000 km e percebi que os pneus estavam escamando. Depois de fazerem o laudo, consegui a troca dos quatro pneus em garantia.” Fernando Ross Ortega, Londrina (PR), dono de um Tracker LTZ 2017

Os pneus do meu carro começaram a escamar com 14.000 km. Na concessionária disseram para eu ir à Continental. Na representante do fabricante do pneu, disseram que o problema é com a concessionária.” Devanir Teixeira,  São Paulo (SP), proprietário de um Tracker LT 2017

“A revenda da Continental disse  que esses pneus não foram testados no Brasil.” Luiz Daniel Lins Bittencourt,  Maceió (AL), tem um Tracker LT 2017

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Agora entendi o porquê de uma Tracker 2016/17 na cc da Volvo estar com os pneus assim com apenas 21 ml, rodados.
    Olhei todo carro e não vi sinal de manipulação de km ou de batidas, mas fiquei desconfiado dos pneus excessivamente gastos.