Ar-condicionado do carro não gela? Solução pode não ser recarga de gás
Durabilidade do fluido refrigerante está diretamente ligada à manutenção correta do sistema
Recarga de gás: só em casos raros
Bruno Fernandes, por e-mail
Se o sistema não for danificado, a resposta é não. “Os fluidos do ar-condicionado não se esgotam e têm validade indeterminada, pois são substâncias estáveis e circulam em um sistema hermeticamente fechado”, conta Geraldo Arantes, instrutor do Senai e autor do livro Climatização Automotiva (Editora Senai, 2017).
“Apesar disso, os fabricantes de veículos recomendam que o fluido seja reciclado a cada cinco anos, porque a circulação é feita, em sua maior parte, através de mangueiras de borracha que podem contaminá-los com o passar dos anos”, conclui Arantes.
O ar-condicionado do seu carro não gela? Então o correto é investigar se o sistema não tem vazamentos, o que também podem exigir recarga do sistema. Antes do serviço, porém, é necessário encontrar o local por onde o gás escapa e verificar se não houve a contaminação dele.
Vale ressaltar que o principal gás usado no ar-condicionado automotivo, o R-134a (1,1,1,2 Tetrafluoroetano), não é inflamável e nem reage com outros gases, ao contrário do CFC (clorofluorcarbono), um dos principais responsáveis pelo buraco na camada de ozônio no século passado.
Olho na umidade
![Filtro de cabine do Hyundai HB20](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57cef5130e21637dae002a17filtro-do-ar-condicionado-do-hb20-modelo-2012-da-hyundai-testado-pela-revista-q.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma dica simples para garantir o bom desempenho do ar-condicionado é desligar o sistema – mas mantendo a ventilação ligada – alguns quilômetros antes de chegar ao destino.
Isso permite que o trocador de calor, peça responsável por esfriar o ar, seque antes do carro ser desligado. Isso evita o acúmulo de umidade na peça e, por consequência, a proliferação de organismos que podem ocasionar odores ruins no sistema.
A troca do filtro antipólen, quando equipado, também é essencial para manter a higiene da cabine e o correto funcionando do ar-condicionado.
Agora, se o ar-condicionado gela e depois para de gelar ou começa a soltar uma fumaça branca, é possível que o trocador de calor esteja sujo e acumulando gelo. Isso também pode estar relacionado a defeito em sensores do sistema. Vale procurar um profissional para solucionar o defeito.