teste-de-produtos
Para alguns especialistas em consertos de rodas, por causa de um pequeno raladinho em um aro, o dono do carro precisa mandar repintar as outras três peças, justamente para não dar diferença de tonalidade no acabamento. Em média, um serviço de conserto completo, que inclui o jateamento e a pintura, custa entre 250 e 300 reais. Por 59 reais, o Alloy Wheel Repair, da marca japonesa Soft 99, promete cobrir pequenos arranhões em rodas de liga leve.
A fim de comprovar sua eficácia, fizemos o teste em dois tipos de aro: numa roda de Citroën C4 e numa de Renault Mégane. A embalagem traz um kit composto por uma cartela de 8 x 15 cm com oito adesivos já pintados de cor prata, acompanhado de uma lixa d’água e uma espátula. É preciso muito cuidado ao posicionar o adesivo, pois uma vez colocado, não dá para descolar e colar novamente. Outra recomendação do fabricante é não deixar poeira ou outras partículas grudarem no adesivo durante a aplicação. Depois de aplicado o produto, dependendo do tipo de risco e da tonalidade do acabamento da roda, fica difícil perceber a parte que foi camuflada.
“O Alloy Wheel Repair maquiou muito bem as imperfeições da roda, sobretudo na do Mégane, que tinha o aro mais saliente. Ficou praticamente imperceptível”, diz Luiz Antonio de Souza, um dos sócios da loja Rodas Santa Rita, com mais de 50 anos de experiência na área, e que nos ajudou durante avaliação do produto. Ao longo da bateria de testes, cobrimos a área reparada com graxa, grafite em pó e fuligem de freio e, surpreendentemente, a sujeira não ficou presa no adesivo, que tem apenas 0,08 mm de espessura. Bastava passar um pano úmido para deixar a área limpa.
O único inconveniente é a etiqueta de instruções: ainda que claras e objetivas, elas são impressas em letras muito pequenas e difíceis de enxergar. Faltou também dizer que o produto não funciona em rodas diamantadas (aquelas que lembram aço escovado), apenas nas tradicionais, que têm acabamento cinza prateado.
CUMPRE O QUE PROMETE? – SIM
O Alloy Wheel Repair cobre bem a maioria dos ralados, riscados e imperfeições das rodas de alumínio e liga leve, desde que sejam superficiais e que as rodas tenham acabamento cinza, pois haverá uma diferença de cores.
ONDE ENCONTRAR
PEDE QUE A GENTE TESTA
Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br