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Chevrolet Onix Plus gabarita Latin NCAP antes das normas mais rígidas

Novo protocolo de segurança entrará em vigor em janeiro de 2020; modelo foi testado com seis airbags e controle de estabilidade

Por Rodrigo Ribeiro, de Landsberg (Alemanha)
Atualizado em 16 set 2019, 10h45 - Publicado em 12 set 2019, 12h52
O Onix Plus sedã foi testado duas semanas antes da divulgação dos resultados (Latin NCAP/Divulgação)

A Chevrolet foi uma das marcas que correram para aproveitar o procolo atual do Latin NCAP, menos rigoroso do que as normas confirmadas para estrearem em janeiro de 2020.

A marca patrocinou o teste do sedã Onix Plus junto à entidade, e conseguiu obter a nota de cinco estrelas para proteção com adultos e crianças. O resultado contrasta com a reprovação da primeira geração do carro na prova de impacto lateral de 2017.

Foram avaliadas as versões manual e automática do sedã (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Além de oferecer proteção adequada aos ocupantes em impactos contra barreira deformável, lateral e contra poste, o Onix Plus precisou vir de série com controle de estabilidade e seis airbags para obter a nota.

O sedã também passou por testes do ESC (Latin NCAP/Divulgação)

A Nissan Frontier, por exemplo, teve desempenho superior ao sedã nos testes, mas só teve quatro estrelas por não oferecer bolsas infláveis de cortina.

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A proteção para o tórax na colisão contra o poste foi considerada “Pobre” (Latin NCAP/Divulgação)

Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, fez o alerta: se o Onix Plus perder algum conjunto de airbags – como aconteceu com o Ford Ka – ou ganhar uma versão menos equipada, ele automaticamente deixa de ter a nota máxima.

O teste do Onix Plus será revalidado dentro de alguns meses (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

A organização também adianta que a nota não vale para o Onix hatch. Furas adianta que eles precisam ter contato com o compacto para avaliar se sua estrutura é igual à do sedã e, com isso, expandir a pontuação máxima a ele, como foi feito com as duplas Polo/Virtus e Argo/Cronos.

Mistério futuro

As marcas coloridas na porta indicam onde o dummie colidiu com a carroceria durante o teste (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Questionado, Furas não revelou se o Onix Plus poderia obter a nota máxima pelo próximo protocolo do Latin NCAP. O executivo afirmou que seria necessário fazer uma avaliação dos resultados e efetuar novos testes de atropelamento.

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A avaliação do carro contra o poste foi a pior entre os três testes de impacto (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

A ausência do AEB (frenagem autônoma de emergência) também pode prejudicar o compacto, pois o sistema de segurança ativo também dará pontos adicionais às fabricantes frente à norma futura.

Caso o Onix Plus perca qualquer airbag ou o ESC, será automaticamente rebaixado na pontuação (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

É importante reforçar que as fabricantes podem divulgar testes antigos, pois o Latin NCAP exige que a pontuação apresentada em peças publicitárias e concessionárias tenham o ano em que a prova foi feita. Quando há uma troca no protocolo as cores das estrelas também mudam, para destacar as alterações.

Os pacotes que equipavam os carros batidos eram todos LTZ, com diferenças de câmbio e ar-condicionado (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Os testes patrocinados em modelos que ainda não foram vendidos são feitos da seguinte maneira: o primeiro carro, de produção, é escolhido por técnicos do Latin NCAP no pátio da fabricante, e lacrados deste momento até a preparação para o crash-test.

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A fabricante se compromete a reembolsar a compra de um segundo carro, que será adquirido alguns meses após o lançamento, para validar o teste do modelo. Se os resultados forem diferentes, a nota é automaticamente revogada.

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