Novo Lamborghini Urus híbrido tem 800 cv e bate recorde para um SUV
Lamborghini Urus SE faz o motor V8 a gasolina persistir, mas aproveita a necessidade de ser eletrificado para ser o Urus mais rápido e veloz de todos
A Lamborghini não tem pressa em abandonar os motores a combustão, mas também tem prazos para isso que não dependem dela. Se o jeito é apostar nos híbridos para ganhar tempo, o novo Lamborghini Urus SE aproveita a necessidade: o SUV superesportivo teve sua versão híbrida anunciada antes do Salão de Pequim, batendo recordes de potência.
O motor V8 4.0 se mantém, mas agora é acompanhado de um motor elétrico robusto. Ao todo, são 800 cv, tornando-o o SUV a combustão (ao menos parcialmente) mais potente do mundo. O título era dos Aston Martin DBX707, com 73 cv a menos.
O V8 da Lamborghini foi reconfigurado para que funcionasse harmonicamente com o propulsor elétrico. Curiosamente, isso causou a perda de 30 cv e 5,1 kgfm. Agora são “apenas” 620 cv/81,6 kfm do V8 e mais 192 cv/49,2 kgfm do elétrico, cuja bateria permite alcance superior a 60 km sem queimar uma gota de gasolina.
Esse é o modo indicado para uso na cidade, mas também há ajustes pré-programados para estradas, pistas e dias de neve. Eles também alteram a suspensão a ar, cuja altura varia em até 0,6 cm.
As células de energia engordaram o Urus SE em 300 kg, mas isso não o impediu de ficar ainda mais rápido: o Urus híbrido vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s e tem velocidade máxima de 312 km/h. É a melhor versão em ambos os quesitos.
Para tanto, o arranjo da transmissão mudou profundamente, já que o motor elétrico fica no meio do carro, anexado ao câmbio automático de oito marchas. As partes, que ainda incluem caixa de transferência e diferencial traseiro de deslizamento limitado, são orquestradas por uma embreagem especial.
Estética retocada
Também aproveitando a ocasião, a Lamborghini alterou os faróis do Urus para inserir novas matrizes de leds e uma assinatura visual inspirada na cauda de um touro. O para-choque dianteiro é outra novidade, assim como a grade frontal, o aerofólio e o difusor de ar, que aumentam a downforce em 35%. As lanternas seguem a moda que, pelo jeito, vai dos carros mais baratos ao superesportivos: uma régua horizontal em preto atravessa a traseira e liga as duas peças.
A nova mecânica exigiu que o porta-malas fosse remodelado, também considerando a distribuição de peso e a passagem de ar por baixo do SUV. O painel ainda foi incrementado com novo quadro de instrumentos digital de 12,3” que, junto à central multimídia, totaliza 24,6” de telas.
Mas esse é só o ponto de partida, pois espera-se que o comprador dê sua cara ao Lamborghini Urus SE através dos opcionais. São mais de 100 opções ligadas à carroceria, 47 opções de cores da cabine e 4 opções de revestimento. Sem contar rodas e tudo mais que a imaginação permitir.
O preço do novo Urus SE ainda não foi revelado, mas deverá superar os R$ 4 milhões ter um no Brasil.