Teste de produto: Easy Driving Head-Up Display

O Easy Driving Head-Up Display projeta informações no para-brisa de qualquer carro para evitar distrações do motorista

Easy Driving Head-Up Display

Aparelho fica sobre o painel, projetando os dados no vidro (Eduardo Svezia/Quatro Rodas)

São poucos os sedãs de luxo que vêm com head-up display, espécie de painel digital que projeta as informações do veículo no para-brisa. Mas seu carro pode estar nesse grupo exclusivo se tiver o Easy Driving. Além das informações principais, ele traz conta-giros, distância percorrida, aviso de falhas na bateria e até alertas para limite de velocidade.

LEIA MAIS:

> Os 10 carros que oferecem as melhores experiências para o usuário

> Teste de produto: scanner automotivo Carrorama

> Teste de produto: economizador Eco OBD2

Vendido por R$ 499, o aparelho pode ser facilmente instalado, desde que o veículo tenha o conector OBDII (disponível em carros a partir de 1996 nos EUA e Europa e 2010 no Brasil).

É só ligar cabo nessa entrada e colar atrás da tela de 5,5 polegadas o antiderrapante que acompanha o kit. Depois de plugado, o pequeno monitor acenderá por alguns segundos concluindo a sincronização.

Mas a dificuldade vem na hora de achar a melhor posição para colocar o Easy Driving no painel e a película reflexiva no vidro. Ela é pequena demais, o que dificulta a visibilidade dos dados dependendo da situação ou do local em que foi colocada.

Logo de cara, encaramos uma noite chuvosa a bordo de um Honda Fit 2010 para avaliar sua praticidade. Dados como velocidade, rotação, consumo instantâneo, temperatura da água do motor, tudo isso surge em cores vibrantes, que facilitam a consulta. Mas é bom saber que as informações variam de um carro para outro (por exemplo, nem todos dão acesso ao consumo).

Bem democrático, há a possibilidade de configurá-lo ao gosto do usuário, incluindo aí alertas de velocidade (ótimo para não tomar uma multa por ultrapassar o limite máximo da via), de rotação (ajuda nas mudanças de marchas, visando economia de combustível) e de fadiga (toca após horas seguidas ao volante). Outra boa notícia é que sob sol forte, a leitura não é prejudicada.

Porém, notamos uma falha: na função de distância percorrida, uma vez desligado o aparelho, seu hodômetro é zerado, ao contrário do que ocorre no painel do carro, que só volta a zero ao pressionar um botão.

No segundo teste, convidamos o eletricista automotivo André Car­neiro, que simulou uma falha elétrica em um Ford Focus 2012. “Desliguei o cabo do alternador com o motor ligado e, ao religá-lo, o Easy Driving reconheceu o problema.”

Avaliação: Easy Driving Head-Up Display A8 EX

Easy Driving Head-Up Display

Nota: 8

Comentário: ele projeta no vidro dados do carro e vários alertas de grande ajuda, mas a visibilidade nem sempre é boa.

Preço Médio: R$ 499

Compra: arsenalcar.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Thiago Andrade de Castro

    E com relação a temperatura? O sol batendo nisso aí numa viagem não estraga ou esquenta demais?

  2. Carlos Eduardo S Pinheiro

    A peugeot 3008, desde 2010, já traz isso de série em seus modelos. É uma excelente ferramenta nos dias de hoje (com radares para todos os lados)!