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Zeekr 001 é carro chinês com base de Volvo e luxo de alemão que ninguém esperava

Zeekr 001 é o primeiro carro da marca que só tem quatro anos de história e surpreende por ser rápido, tecnológico, luxuoso e estável quanto um Porsche Taycan

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jun 2025, 18h25 - Publicado em 5 jun 2025, 17h01
Zeekr 001
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O Zeekr 001 é o primeiro carro da marca que é tratada dentro do grupo Geely como uma grife de luxo com apelo ao desempenho e à tecnologia, que foi criada em 2021. Por aqui, a marca, que chegou em outubro de 2024, poderia ter optado por outro modelo para estrear, mas a escolha recaiu novamente sobre ele, testado por QUATRO RODAS agora.

Tendo a Volvo como irmã de grupo, a Zeekr quer se posicionar um degrau acima na pirâmide do mercado, apresentando o 001 como rival do Porsche Taycan custando pouco mais da metade do valor. Será? Começando pelo desempenho, os números de pista do chinês são bem próximos aos do rival alemão. E, na aparência, ele não deve nada em termos de luxo, sofisticação e tecnologia embarcada. Melhor definição da carroceria do Zeekr 001 é a de shooting brake, uma perua com um design mais dinâmico e esportivo inspirada na história das carruagens de caça e com uma maior capacidade de carga.

ZEEKR 001
Rodas de 22” se destacam na silhueta cupê do 001 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A silhueta cupê combinada com um aerofólio bem pronunciado proporcionam um coeficiente de arrasto de 0,23 cx, o Porsche Taycan possui 0,22. Quanto menor esse número, melhor. Mas ambos são índices baixos.

A suspensão é pneumática, com amortecedores eletrônicos que permitem que a carroceria fique a apenas 11,7 cm do solo, como um esportivo, ou até a 20 cm, ganhando um comportamento dinâmico de SUV – proporcionando os benefícios da carroceria mais elevada para trafegar em asfaltos malconservados como os das grandes cidades brasileiras, ou mesmo fora de estrada.

Trata-se de um carro vistoso não só pelo design, mas pelas dimensões. Ele tem 4,95 m de comprimento, 3 m de entre-eixos, 1,55 m de altura e 2 m de largura. A versão topo Premium Flagship traz rodas aro 22 com desenho exclusivo e a cor laranja também só está disponível na opção mais cara.

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ZEEKR 001
O acabamento combina materiais como couro e Alcantara (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É possível encontrar muita personalidade nos vincos que definem toda a carroceria, em especial as linhas do capô elevado. A área envidraçada reduzida traz uma sensação maior de robustez. E a sofisticação é completada pelas maçanetas ocultas e escamoteáveis e pelas janelas sem moldura, uma assinatura de carros esportivos.

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O conjunto óptico é bastante original e combina com a proposta de design do carro. Os DRLs ficam na parte superior e estão em alto-relevo, e os faróis principais são afilados e equipados com lâmpadas de led de matriz inteligente com 64 fontes de controle independentes. Já as lanternas são interligadas, formando quase 1,5 metro de comprimento, invadindo as laterais.

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ZEEKR 001
Quadro de instrumentos tem 8,8” e a central multimídia é fixa e tem 15,4” (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todos os Zeekr são baseados na plataforma SEA, hoje compartilhada com a Volvo. Essa plataforma é baseada em arquitetura de 800 V, mais moderna e que possibilita o uso de cabos mais finos (portanto, mais leves e baratos) e recarga mais rápida. Permite que a bateria de 100 kWh recarregue a uma potência máxima de 200 kW: só precisa de 30 min para passar de 10 a 80%. A recarga AC (doméstica) é feita a no máximo 22 kW, o que é uma boa potência e eleva a carga aos 80% em 5h30 min, segundo a marca.

Espaço digno de sedã 

É notável que o espaço no banco traseiro seja maior que no rival, afinal, enquanto o Porsche oferece 70 cm de espaço para pernas, o Zeekr oferece 109 cm – dá para cruzar as pernas. Para completar o conforto a bordo, os encostos dos bancos reclinam eletricamente e os assentos das extremidades são aquecíveis e ventilados, função só disponível na versão topo de linha, que também é equipada com tela LCD dedicada aos passageiros de trás para o controle de inúmeras funções. É possível comandar o volume do som, a temperatura do ar-condicionado (com saídas centrais e pelas colunas laterais) e o nível de ventilação e aquecimento dos bancos.

ZEEKR 001
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A iluminação da cabine é privilegiada por um teto panorâmico que se estende pelo alto do 001 e que pode ficar transparente ou opaco conforme a preferência do motorista. Esse é um recurso que rivais como o Taycan e o BMW iX também têm. Ao volante, o atributo que salta aos olhos é a combinação de materiais nobres no acabamento com couro Nappa nos bancos e em parte do painel, que também tem seções de Alcantara – mesmo material que reveste colunas e teto.

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Para poder fazer frente ao Taycan, a Zeekr também oferece uma série de opções de cores para o interior e até a cor das costuras aparentes pode ser mudada. A personalização fica ainda mais extrema ao poder escolher entre 64 opções de cores para a iluminação ambiente. E isso é feito pela tela da multimídia ou por comando de voz.

ZEEKR 001
Console central é elevado e traz carregador. Há uma tela para os passageiros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
ZEEKR 001
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quase toda a interação com o carro deve ser feita pela tela de 15,4” fixa no meio do painel. Ainda que a interface seja rápida e tenha menus acessíveis para as funções mais importantes, a ausência de botões físicos causa desconforto no dia a dia. Até os comandos no volante são sensíveis ao toque com touchpads, que sugerem sofisticação, mas não são práticos. O comando para trocar de música não foi atendido no primeiro toque e algumas vezes houve só a aceleração do som e foi necessário parear o Apple CarPlay novamente para que tudo voltasse ao normal.

Há um quadro de instrumentos digital de 8,8” que traz informações relevantes e é acompanhado de um head-up display que ocupa 14,7” do para-brisa e traz conforto para a condução, em especial na estrada.

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Os comandos de voz também favorecem a vida a bordo e há uma assistente pessoal chamada EVA programada por inteligência artificial (IA) que permite executar até 1.600 funções, de acordo com a marca.

ZEEKR 001
Bancos dianteiros têm até massagem e traseiros trazem aquecimento e ventilação (Fernando Pires/Quatro Rodas)
ZEEKR 001
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Tem ainda radares (por ondas e por laser) e diversas câmeras com tecnologia da Mobileye, tudo processado por chips da Qualcomm (os muito evoluídos 8155 Snapdragon) e Nvidia para acelerar a interface do motorista e processar os sistemas de assistência ao condutor. E, para completar toda a experiência a bordo, o sistema de som é da Yamaha, com 11 alto-falantes e um subwoofer que oferecem uma qualidade superior.

Como anda o Zeekr 001? 

O 001 combina dois motores elétricos, um por eixo, que somam 544 cv e 70 kgfm. A promessa é por uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, sendo a velocidade máxima sempre de 200 km/h. Mas na nossa pista cumpriu essa prova em 4 segundos, um número surpreendente tendo em vista seus 2.350 quilos de peso.

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ZEEKR 001
Não há nenhum bagageiro na parte frontal, mas porta-malas carrega até 539 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O que mais chamou a atenção na pista com o Zeekr 001 foi seu nível de conforto e suavidade, mesmo no modo mais esportivo (são sete no total). A suspensão adaptativa permite que a carroceria não role nas curvas e traz segurança para contorno em velocidades mais elevadas. Impressiona a mudança no comportamento dinâmico em cada modo graças à suspensão acertada pela Lotus (outra marca do grupo Geely) e permite que o modelo suporte uma aceleração lateral de 0,91 G, segundo a Zeekr.

O fato de ter os 70 kgfm disponíveis de prontidão também contribui para a experiência esportiva e torna a condução mais divertida. Porém, a direção na estrada foi perturbadora em alguns momentos, pois os sistemas de assistência eram muito invasivos.

ZEEKR 001
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O auxílio frontal de mitigação de colisão atuou nos freios e no volante após a ultrapassagem de outro veículo, uma situação corriqueira na rodovia. E a atuação é acompanhada de um sinal sonoro bem incômodo. A situação se repetiu por quatro vezes e por estarmos acostumados com esses sistemas assumimos o controle novamente com tranquilidade. Porém, condutores que não estão tão habituados podem se assustar e até causar um acidente. Seria bem-vinda uma recalibração para que não fosse tão invasivo e se adaptasse às condições de tráfego das rodovias brasileiras.

A marca informou que 117 unidades já foram vendidas desde outubro de 2024 e é uma venda expressiva tendo em vista que o Porsche Taycan vendeu 221 unidades durante todo o ano de 2024. E esse relativo sucesso pode ser atribuído ao preço atrativo para o segmento, afinal a versão testada, Premium Flagship, custa R$ 542.000, enquanto o Porsche Taycan na linha 2025 parte de R$ 820.000 (quase o dobro) e é menos potente ao oferecer 408 cv. A desvantagem do chinês é não ter a tradição da marca alemã.

Veredicto Quatro Rodas

Zeekr 001 escancara o nível de comprometimento dos chineses ao desafiar ícones da indústria ocidental como os Porsche.

Ficha Técnica – Zeekr 001

Motor: dois elétricos, 544 cv, 70 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, 4×4
Direção: elétrica, 2,5 voltas
Suspensão: duplo A (diant.) múltiplos braços (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 265/40 R22
Autonomia: 426 km (PBVE); carreg. AC 22 kW, 5h30; DC 200 kW, 30 min
Dimensões: comprimento, 495,5 cm; altura, 154,8 cm; largura, 199,9 cm; entre-eixos, 299,9 cm; porta-malas 539 l; peso, 2.350 kg

Teste Quatro Rodas – Zeekr 001

Aceleração
0 a 100 km/h 4 s
0 a 1.000 m 23,1 s / 202,8 km/h
Velocidade máxima 200 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 1,5 s
D 60 a 100 km/h 1,8 s
D 80 a 120 km/h 2,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,1/23,8/53,7 m
Consumo
Urbano 4,4 km/kWh
Rodoviário 4 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx. -/- dBA
80/120 km/h 64,1/69,1 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$475.000
Garantia 5 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 25 °C; umid. relat., 82%; press., 760 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

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