Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW T-Cross: as vantagens e desvantagens do SUV mais vendido do Brasil

O T-Cross faz sucesso graças ao motor 1.4 turbo que une desempenho e eficiência, e ao bom espaço interno, mas peca no acabamento e no porta-malas

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jul 2022, 21h22 - Publicado em 26 jul 2022, 17h00

Enquanto alguns concorrentes sofrem ainda com a escassez de semicondutores, o ano de 2022 foi bom para o Volkswagen T-Cross que assumiu a liderança da categoria. Até junho deste ano, o modelo vendeu mais de 32.000 exemplares.

Para melhorar sua situação, ele ficou mais equipado na linha 2022, principalmente no que diz respeito a tecnologias de segurança. Mas, além de vantagens, ele também apresenta aspectos negativos. Escolhemos a versão topo de linha, Highline 250 TSI, para apresentar cinco vantagens e desvantagens do campeão de vendas

Um dos principais pontos positivos é o desempenho proporcionado pelo motor 1.4 turbo, que rende até 150 cv e 25,5 kgfm. E, apesar de estar longe de ser o mais potente da categoria, afinal o Jeep Compass com o novo motor 1.3 turbo rende até 185 cv, assim como o Renegade, ele é muito eficiente.

Compartilhe essa matéria via:

Em nossos testes, o T-Cross Highline fez 12,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, sempre abastecido a gasolina. O rival da Jeep mostrou-se ser bem mais gastão com médias de 9,3 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido de fevereiro

O T-Cross equipado com o motor 1.0 TSI é ainda mais econômico, mas a diferença é só no consumo na estrada – em ciclos urbanos, o equipado com motor 1.4 se sai melhor. Mais um ponto pra esse motor.

Vale ainda ressaltar que ele trabalha de forma suave e passa pouca vibração para a direção. O comportamento dinâmico é ainda melhor do que no Taos, que usa o mesmo conjunto mecânico.

Além disso, há um bom espaço interno. Ele tem um dos maiores entre-eixos da categoria: 2,65 metros. O Compass, um SUV médio, tem 2,63 m. O T-Cross também é maior que Tracker e Creta. 

Continua após a publicidade
t-cross
Tem saídas de ar traseiras e o maior entre-eixos, de 2,65 m (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Já entre os aspectos negativos, a capacidade de porta-malas merece destaque. Essa talvez é uma das maiores reclamações de donos de T-Cross. Ele tem apenas 373 litros – atrás do Compass que tem 410 litros, do Creta que tem 422 litros e mesmo do Tracker, que oferece 393 litros. 

Segundo a marca, é possível chegar aos 420 litros, mas é preciso ajustar o encosto do banco traseiro e essa posição é mais desconfortável para os ocupantes traseiros. 

T-CRoss
Porta-malas leva 373 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O T-Cross 2022 agora tem carregamento de celular desde a versão Comfortline, e ganhou ACC e frenagem autônoma de emergência desde a versão de entrada. E a promessa é de que o T-Cross 2023, previsto para o início de 2023, seja ainda mais completo de tecnologias semiautônomas, sem contar as esperadas (e já necessárias) mudanças no visual.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.