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Volvo XC60 D5: o valor do diesel

Antes de sair de cena, crossover ganha motorização a diesel para se manter como o campeão de vendas da marca no país

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 3 mar 2017, 21h00 - Publicado em 19 set 2016, 19h44

Volvo XC60 D5 Momentum

Assim como as pessoas, alguns carros sabem envelhecer com dignidade. O XC60 é um bom exemplo: apresentado ao mundo em 2008, o crossover já não causa o impacto de antes, mas está longe de parecer velho.

A última novidade da linha é o motor 2.4 diesel, de 220 cv, que estreia no Brasil em duas versões: Kinetic (R$ 199.950) e Momentum (R$ 224.950), esta última avaliada por QUATRO RODAS.

Os valores mostram-se bem competitivos quando comparado com concorrentes como as versões a diesel de Toyota SW4 SRX (R$ 247.430), Land Rover Discovery Sport SE (R$ 226.780) e Chevrolet Trailblazer LTZ (R$ 198.990).

Volvo XC60 D5 Momentum

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Quem encontrar o XC60 pelas ruas dificilmente identificará a novidade, já que só o logotipo D5 indica que há algo diferente. Nem o tradicional ronco do motor em funcionamento ajuda na adivinhação, pois o nível de ruído é surpreendentemente baixo para um veículo a diesel – a ponto de ser difícil notar até se o carro está ligado ou não.

O motor a diesel é um cinco cilindros de 20 válvulas turbinado com 2,4 litros, 220 cavalos a 4.000 rpm e 44,9 mkgf de torque a 1.500 rpm, acoplado a um câmbio automático de seis velocidades com paddle shifts no volante.

Volvo XC60 D5 Momentum

Na cidade, o Volvo parece um pouco lento nas acelerações, mas essa impressão se desfaz prontamente assim que o motorista exige mais do carro. A estabilidade é acima da média para um modelo do seu porte, em parte devido à tração integral de série – que volta a ser oferecida no portfólio da marca sueca.

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Em nosso teste, o XC60 mostrou disposição nas provas de desempenho (de 0 a 100 km/h em 9,2 s e retomada de 80 a 120 km/h em apenas 5,8 s, mais rápido que um Cruze 1.4 Turbo) e consumo baixo (médias de 11,5 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada).

Fora a nova motorização, o carro é o mesmo desde 2013, quando sofreu sua primeira (e até hoje única) reestilização. O interior ainda tem seus encantos, como o console central ultrafino (copiado por várias montadoras até hoje), a excelente qualidade de construção e o painel digital personalizável, além do amplo espaço interno para passageiros e bagagens.

Volvo XC60 D5 Momentum

No entanto, alguns detalhes entregam a idade do projeto, como a central multimídia simples demais. A ergonomia também é ruim, com vários botões difíceis de visualizar no console, em especial nos comandos de telefone e climatização.

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Bem equipado, o XC60 D5 traz de série desde a versão Kinetic itens como ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagens elétricas e memória, faróis de xenon direcionais, sensor crepuscular, piloto automático, sensor de estacionamento, quatro airbags, DVD Player, On Call (serviço de concièrge e rastreamento veicular) controles de estabilidade e de tração e o City Safety, sistema que para o carro completamente a uma velocidade de até 15 km/h.

Volvo XC60 D5 Momentum

Na Momentum, o pacote ganha teto solar, ajustes elétricos para o banco do passageiro, dois airbags de cortina adicionais, sensor de chuva, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, GPS e câmera traseira.

Aos interessados, vale lembrar que uma nova geração estreará na Europa em 2017, ainda sem previsão de chegar ao Brasil. Até lá, o XC60 segue sendo um dos melhores negócios de sua categoria na questão custo-benefício.

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VEREDICTO

O eficiente motor diesel dá mais fôlego ao XC60, que, apesar da idade avançada, ainda cativa pelo estilo arrojado e conteúdo generoso.

Teste de pista (com diesel)
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 30,2 s
Retomada de 40 a 80 km/h 4,2 s
Retomada de 60 a 100 km/h 4,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h 5,8 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 a 0 km/h 17,3 / 29 / 67,1 m
Consumo urbano 11,5 km/l
Consumo rodoviário 14,2 km/l
Ficha Técnica – Volvo Xc60 D5
Motor diesel, diant., transv., 5 cil., 2.400 cm3, 20V, 220 cv a 4.000 rpm, 44,9 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio automático, 6 marchas, tração integral
Suspensão McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios discos ventilados (diant. e tras.)
Direção elétrica
Rodas e pneus 235/60 R18
Dimensões comp., 464,4 cm; largura, 189,1 cm; altura, 171,3 cm; entre-eixos, 277,4 cm; peso, 1.903 kg; tanque, 70 l; porta-malas, 495 l
Preço R$ 199.950 (Kinetic), R$ 224.950 (Momentum)
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