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Volvo S90 T6 AWD: móvel de alto padrão

Volvo lança o S90 para entrar num segmento dominado há muito tempo pelos alemães: os sedãs de luxo topo de linha

Por Joaquim Oliveira, de Málaga (Espanha) - Atualizado em 23 nov 2016, 21h33 - Publicado em 25 ago 2016, 13h58
Volvo S90 T6 AWD
O S90 é feito sobre a base do SUV XC90 Divulgação/Volvo

A primeira mudança de rota foi com o design de seus carros. A Volvo abandonou a discrição e passou a atrair os olhares por onde passa. Agora, ela quer entrar num segmento desconhecido pelos suecos para bater de frente com os alemães num território onde eles são reis: os sedãs de alto luxo.

O escolhido para essa difícil missão é o S90, produzido sobre a plataforma do atual XC90, o maior SUV da marca. Para isso, a fábrica investiu num estilo que se destacasse de seus pares, onde predominam as formas angulosas e linhas bem horizontais, que realçam a altura reduzida desse modelo e a sua generosa largura.

Volvo S90 T6 AWD
Martelo de Thor: o novo desenho de far´øis da Volvo

Apesar de o efeito visual na dianteira e na lateral agradar bastante, a traseira é mais polêmica – entre os jornalistas que estavam no lançamento em Málaga, na Espanha, uma parte não gostou muito do resultado.

Volvo S90 T6 AWD
Traseira entre parênteses dividiu opiniões dos jornalistas Divulgação/Volvo

Por dentro, não houve divisões, todos aprovaram o visual minimalista do painel e o acabamento que mistura couro, madeira e alumínio. Os equipamentos também agradaram, a começar pelo enorme tablet central e em posição vertical que funciona como verdadeiro centro de operações de informação, entretenimento e de funções do veículo.  

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Volvo S90 T6 AWD
Centro do painel é ocupado por um grande tablet

Com 4,96 m de comprimento e 2,94 m de distância entre-eixos, o S90 tem o porte de concorrentes como o Mercedes Classe E e o BMW Série 5, com espaço generoso na cabine (para cinco ocupantes) e no porta-malas (com 500 litros).

Volvo S90 T6 AWD
Espaço no banco traseiro é bem generoso

Ao rodar, o S90 garante maciez aos ocupantes, fruto de um amortecimento suave, mas também do excelente isolamento acústico, apenas vencido pelo som do motor quando decidimos dirigir esportivamente. A suspensão pneumática apenas no eixo traseiro (segundo os suecos, a dianteira não necessita, além de não haver espaço) atua com competência.

Se há alguma crítica que devemos fazer à dinâmica, ela se refere ao comportamento meio artificial da direção elétrica, que ora se sente leve demais ora excessivamente pesada, quando selecionamos o modo de condução Dynamic (que também altera outros parâmetros do carro, como a resposta da caixa de velocidades, do acelerador e da suspensão), tornando o volante pesado, mas falhando por não lhe conferir uma resposta mais comunicativa e rápida.

Volvo S90 T6 AWD
O S90 tem porte de sedã grande, como um Mercedes Classe E Divulgação/Volvo

Aspecto do passado de que a Volvo se orgulha é o da segurança e no S90 as atenções à proteção foram renovadas. São muitos os sistemas de segurança mesmo face ao XC90, que já traz o que há de mais avançado na área. O S90 estreia a detecção de animais de grande porte na estrada, o controle ativo de saída de estrada (atua nos freios e na direção) e o auxílio à manutenção da faixa de rodagem (funcionando até 130 km/h).

Volvo S90 T6 AWD
Painel de instrumentos é totalmente configurável

A versão avaliada era a T6 AWD equipada com o motor 2.0 sobrealimentado por um conjunto de turbo e compressor e injeção direta, que lhe garante força de 320 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. Na prática, isso se traduz em alto desempenho. Segundo a fábrica, o T6 faz de 0 a 100 km/h em 5,9 s e chega a 250 km/h de máxima.

Volvo S90 T6 AWD
Sistema de áudio Bowers & Wilkins tem 19 alto-falantes e 1.400 watts de potência

A tração, como diz o nome da versão (All Wheel Drive), é integral. Mas o sistema distribui a força prioritariamente para as rodas dianteiras, enviando a tração para a traseira somente em caso de necessidade – e, assim mesmo, em no máximo de 50% do total. O câmbio automático de oito marchas se mostrou rápido nas trocas e silencioso.

Volvo S90 T6 AWD
Acabamento esbanja madeira, alumínio e couro

A Volvo trabalha para lançar o S90 no Brasil no primeiro trimestre de 2017. O mês preciso, a empresa ainda não sabe, assim como o preço. A estimativa, porém, é de que o sedã custe o equivalente a US$ 100.000, o que seria hoje cerca de R$ 350.000.

VEREDICTO

Bonito, bem-acabado e com tecnologia de ponta, o S90 traz todos os atributos para encarar os donos do segmento de igual para igual.

Ficha Técnica
Motor diant., 4 cil., 16V, compressor, turbo, injeção direta, 1.969 cm3; 10,3:1, 320 cv a 5.700 rpm; 44,8 mkgf a 2.200 – 5.400 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, tração 4×4
Direção elétrica
Suspensão multilink (diant.) e eixo integral com mola de lâmina, pneumática (tras.)
Freios dicos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Rodas e pneus liga leve, 255/35 R20
Dimensões comprimento, 496,3 cm; altura, 144,3 cm; entre-eixos, 294,1 cm; peso, 1.850 kg; tanque, 60 litros; porta-malas, 500 litros
Desempenho 0 a 100 km/h em 5,9 s; velocidade máxima, 250 km/h
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