Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Viajando até Goiânia

Por Redação 10 mar 2014, 13h12

Por Péricles Malheiros

44 410 km

A repórter Isadora Carvalho foi até Padre Bernardo (GO). Nossa repórter foi viajar com ele recém-saído da quarta revisão, feita pela Caltabiano Berrini, em São Paulo.A parada para manutenção nos custou um dia sem o carro e uma conta de 704 reais, sendo 433 reais da revisão em si (com troca de óleo do motor, do fluido de freio e dos filtros de ar, óleo e combustível), 155 de alinhamento, balanceamento e rodízio, 47 do filtro de ar-condicionado e 69 do refil de borracha da palheta do limpador de para-brisa. A busca por um fim dos engasgos do motor revelou um deslize da rede Toyota: “Havia uma sacola plástica tapando a boca do tubo da admissão dentro da caixa do filtro de ar do motor. Provavelmente alguma concessionária a colocou ali para aplicar um jato de ar e esqueceu de retirá-la. Mas o motivo dos engasgos era outro. Trocamos o pré-filtro de combustível, que vai dentro do tanque. A substituição está prevista na revisão de 60000 km, mas como estava muito obstruído, antecipamos a troca”, disse o consultor da Caltabiano. Ele ainda contou que, por um descuido, o técnico que sangrou o freio dianteiro esquerdo deixou o fluido vazar sobre a pinça inteira. “Como se trata de um líquido inflamável e corrosivo, trocamos a peça em garantia”, disse o consultor. Liberado da revisão, o Etios foi direto para as suas viagens de férias.

Ainda nas rodovias paulistas, nossa repórter rodou cerca de 100 km com o Etios sob chuva intensa. “Na chuva, apesar de nitidamente longe do limite da aderência, reduzi o ritmo porque o sistema limpador do para-brisa com palheta única não dava conta de retirar a água mesmo com a borracha nova e velocidade máxima selecionada”, diz Isadora.

Sobre as falhas do motor, Isadora diz: “Elas aconteciam só com pouco combustível no tanque e não rodei nessa condição”. Ficaremos atentos para ver como fica o funcionamento com o tanque na reserva.

Consumo

No mês (28,8% na cidade) – Etanol 9,9 km/l

Desde dez/12 (43% na cidade) – Etanol 9,2 km/l

Continua após a publicidade

Publicidade