Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Toyota Etios

Em versões hatch e sedã e motores 1.3 e 1.5, ele é a porta de entrada da Toyota no segmento dos pequenos

Por Paulo Campo Grande | fotos: Marco de Bari
Atualizado em 19 mar 2024, 14h09 - Publicado em 5 nov 2012, 14h44
testes

A Toyota acalentava a ideia de ter um compacto no Brasil, condição para alavancar o volume de carros comercializados, desde o fim dos anos 90. Eis que agora, finalmente, chega o Etios, um modelo talhado para prencher a lacuna de então. A questão que chega a reboque é se durante a longuíssima gestação sua concepção teria acompanhado os anseios de um mercado em plena transformação, como é o caso do nosso. Ele traz como proposta ser um veículo para mercados emergentes, perfil que o Brasil, o quarto maior mercado do planeta, está deixando para trás. Fábricas que estão chegando agora ou renovando sua linha estão aproximando sua oferta das opções que possuem nos países desenvolvidos. O caso mais emblemático é o da Hyundai com o HB20, um compacto que traz o que há de mais novo no segmento. Mas há também os exemplos da Ford, com New Fiesta e EcoSport, da Peugeot, com o 208, e de sua conterrânea Citroën, com o C3.

A própria Toyota já deu sinais de ter entendido essa nova realidade ao reavaliar o posicionamento do carro no lançamento. Há três meses, quando fez a avant-première do Etios no Japão, a empresa falava em ter preços competitivos. Mas sem fazer concessões ao mercado. Ainda sem valores definidos, executivos estimavam preços a partir de 35 000 reais. O carro apresentado na ocasião vinha com duplo airbag, ABS, ar-condicionado, CD player e vidros e travas elétricos como itens de série. No lançamento, no fim do mês passado, porém, o preço anunciado para a versão de entrada foi de 29990 reais, tendo como destaque, em termos de equipamento, airbags frontais, porta-luvas ventilado e alertas para afivelamento do cinto de segurança e abertura das portas.

O Etios, oferecido nas versões hatch e sedã, tem duas opções de motor flex, 1.3 16V e 1.5 16V, com câmbio manual (pelo menos, por enquanto) e sem refinamentos como comandos variáveis e suspensões independentes nas quatro rodas. Entre os pacotes de equipamento há quatro níveis para o hatch (Etios, X, XS e XLS) e três para o sedã (X, XS e XLS). Recursos como ABS e direção elétrica só estão disponíveis a partir do nível X, no qual ar-condicionado ainda é opcional. O pacote XLS (apenas nas versões 1.5) acrescenta rodas de liga leve, faróis de neblina, chave com controle remoto, alarme, desembaçador traseiro, sistema de som e vidros, travas e abertura do porta-malas elétricos.

Se optasse por oferecer um produto da mesma categoria que as rivais mencionadas anteriormente, a Toyota poderia lançar aqui o compacto Yaris, um modelo que, apesar de ser um veículo de entrada nos mercados desenvolvidos, conta com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas, motor VVTi (com comando de válvulas variável), câmbio automático e diferenciais como sensores de pressão nos pneus, sistema de fixação de cadeirinhas de bebê, cintos de segurança de três pontos para todos ocupantes, ESP e nove airbags de série, desde a versão mais barata.

No que diz respeito aos preços anunciados, no entanto, pode-se dizer que o Etios é uma opção competitiva. Entre os hatches equipados com motores acima de 1.0, apenas o Fiat Uno 1.4 Economy custa menos que os 29990 reais cobrados pela Toyota pelo Etios 1.3. O Fiat sai por 28 180 reais. E, entre os sedãs, o Etios 1.5 X (36 190 reais) tem preço intermediário ao de rivais como Chevrolet Cobalt 1.4 LS (37 759 reais) e NissanVersa S (33 490 reais), em versões básicas.

Continua após a publicidade

É bonito ser feio?

Se a lista mais anêmica de equipamentos e recursos pode ser justificada pelo custo, mais difícil é explicar a diferença de estilos. Compare o Etios com o Yaris. O Yaris é bem mais bonito, elegante, discreto. Será que o custo de produção de um carro bonito é mais caro? Depende. Às vezes sim. Mas não se pode dizer que, no caso do Etios, o estilo foi ditado pelo departamento financeiro: ele não economiza vincos na carroceria, vidros curvos e outros recursos estéticos que exigem algum desprendimento no orçamento. Justiça seja feita, o Etios não está sozinho no bloco dos visualmente menos dotados voltados para os mercados emergentes.

Por outro lado, ao volante, o Toyota nos surpreendeu positivamente. O Etios se revelou um carro bem acertado, com sua direção leve, mas rápida e precisa, e a suspensão com uma calibragem equilibrada, que concilia dirigibilidade e conforto. Sua carroceria firme contribuiu para a sensação de bem-estar a bordo, seja pela estabilidade nas manobras, seja pelo baixo nível de ruído. Na pista de testes, o Etios hatch 1.3 acelerou de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos, com as médias de consumo de 8,7 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Comparando com o principal rival, o VW Gol 1.0, ele foi mais rápido e manteve equilíbrio no consumo. O VW fez de 0 a 100 km/h em 16,6 segundos e ficou com as médias de 8,2 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no rodoviário. O HB20 foi avaliado nesta edição, mas as condições do teste não seguiram os padrões de QUATRO RODAS.

Internamente, a cabine acomoda bem quatro adultos. O espaço é o mesmo nas duas carrocerias, apenas a capacidade do porta-malas é diferente. No hatch cabem 270 litros e no sedã, 562 litros. O acabamento tem altos e baixos. A parte horizontal do painel, que abriga o console central, as saídas de ventilação e a tampa do porta-luvas, é de boa qualidade, com o mesmo material, cor, textura e grafismo do Toyota Corolla. Os problemas começam na seção superior, onde o revestimento é de menor qualidade. O velocímetro e o conta-giros são formados por um visor de plástico com as escalas pintadas e os ponteiros correndo por trás, em um espaço vazio (que parece ainda mais oco quando a luz entra e bate no fundo). Além disso, durante o teste, os instrumentos mostraram-se imprecisos, com erros de até 10% no velocímetro.

Abaixo dos mostradores há um compartimento para as luzes-espia e o hodômetro digital de difícil leitura por causa do reduzido tamanho e do ofuscamento pela luz ambiente. As laterais das portas são bem-acabadas. As colunas têm revestimento e o material do teto é de boa qualidade. Mas o tecido dos bancos é simples. Entre os recursos a bordo, aprovamos o volante com regulagem de altura, a saída de ventilação dentro do porta-luvas, os espelhos embutidos nos dois para-sóis e os 17 porta-objetos. Mas, em contrapartida, reprovamos os cintos de segurança sem ajuste de altura.

Pós-venda ampliado

A Toyota aposta muito na justificada boa fama de seu pós-venda para o sucesso do Etios. Levando em conta que a partir de agora suas concessionárias terão um fluxo maior de clientes – o que poderia prejudicar a qualidade do atendimento -, a Toyota empreendeu um projeto com a rede que aumentou em 52% o número de boxes de trabalho nas oficinas, 37% o quadro de técnicos e 64% o de consultores de serviços. O crescimento ocorreu basicamente com as concessionárias já existentes. No período, surgiram apenas dez revendas, totalizando 132. Além disso, a marca ampliou as garantias para o consumidor, inaugurando um plano de revisões com preços fixos e criando kits de manutenção contendo as peças de troca mais frequentes e a mão de obra necessária para a substituição com valores predeterminados. A garantia de fábrica é de três anos.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Toyota é a oitava marca do país, respondendo por 2,7% do mercado de automóveis e comerciais leves. Com o Etios, em 2013, ela espera alcançar 4% de participação – a fábrica de Sorocaba (SP) tem capacidade para produzir 70000 unidades/ano – e, até 2020, quer chegar a 10%. Para isso, a marca terá de ampliar sua linha e entrar em outros segmentos, em ritmo mais acelerado do que o que embalou o Etios. Cabe a ele abrir novos caminhos. Como seu avô, o jipe Toyota Bandeirante, que migrou para cá no fim dos anos 50.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO


A direção é rápida
e precisa. os freios funcionam bem e a suspensão é competente.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

O conjunto mecânico foi bem desenvolvido para o carro, que apresentou rendimento satisfatório.

★★★★

CARROCERIA

A montagem é bem- feita, mas há materiais que parecem ter qualidade inferior. O estilo não empolga.

Continua após a publicidade

★★★☆

VIDA A BORDO

O carro é agradável de dirigir, tem espaço para quatro, mas peca em pontos como
os instrumentos, difíceis de visualizar.

★★★☆

SEGURANÇA

Tem duplo airbag,
na versão básica, e AbS, a partir do pacote X. Mas os cintos não contam com ajuste
de altura.

★★★☆

SEU BOLSO

Com três anos
de garantia, preços competitivos e pós- venda que promete fazer a diferença,
 o Etios deve ser uma boa compra racional.

Continua após a publicidade

★★★★

VEREDICTO

O Etios não seduz pelo estilo. Mas
é uma opção interessante para quem faz escolhas racionais. Ele tem três anos de garantia e herda a boa reputação da Toyota em robustez, qualidade técnica e serviços pós-venda.

>> Confira aqui o Desempenho do carro

>> Confira aqui a Ficha Técnica do carro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.