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Honda HR-V Turbo 2023 tem espaço de médio e anda mais que SUVs compactos

O New HR-V Touring 2023 tem porte de um segmento, mas motor 1.5 turbo, equipamentos e preço de outro, superior

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 nov 2022, 23h42 - Publicado em 24 out 2022, 11h00

O Honda HR-V passa longe de ser um SUV médio, pelo menos no que diz respeito às dimensões externas. Mas as versões com motor 1.5 turbo talvez tenham carisma suficiente para convencer o consumidor de que podem ser uma opção aos Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, pelo menos nas versões mais bararas.

Se os novos HR-V EX e EXL, lançados dois meses antes, apostavam no baixo consumo após a troca do motor 1.8 de 140 cv pelo 1.5 com injeção direta de 126 cv, as novas versões Advance e Touring se sustentam no desempenho proporcionado pelo motor 1.5 turbo com injeção direta, que agora é flex.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além de novos componentes que resistem ao poder corrosivo do álcool, agora são 177 cv (um ganho de 4 cv) e 24,5 kgfm (2,1 kgfm a mais). A montagem dele e do câmbio automático CVT agora é feita no Brasil, em uma nova instalação próxima ao Porto de Itajaí (SC).

A distância de preços entre versões com cada uma das mecânicas é grande o suficiente para serem tratados como carros distintos. Há um degrau de R$ 26.900 entre o HR-V EXL (R$ 149.900) e o Advance (R$ 176.800). O SUV da Honda dá um salto sem escalas para além dos SUVs compactos mais completos e potentes e é mais caro até que o Toyota Corolla Cross XRE, de R$ 173.190.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um Honda HR-V 1.5 turbo, porém, não é um carro tão diferente dos aspirados. Você pode distinguir os motores pela grade (quadriculada, em vez de filetada), pelas lanternas (cinza nas versões turbo) e observando se tem uma saída de escape (aspirado) ou duas (turbo). Os para-choques ainda têm apliques que inspiram esportividade e até um friso cromado com um discreto batimento cardíaco na grade inferior. Esses plásticos, assim como as molduras nas caixas de roda, têm pintura em preto brilhante na versão Touring.

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Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por dentro, apenas as versões turbo têm o quadro de instrumentos parcialmente digital, com tela colorida de 7 polegadas, ar-condicionado automático bizona, tilt-down no retrovisor direito, sensores de estacionamento também na dianteira e sensor de chuva.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para chegar aos R$ 184.500, o HR-V Touring ainda recebe banco do motorista com ajuste elétrico, rodas aro 17” diamantadas, porta-malas com abertura elétrica e fechamento por afastamento e tweeters traseiros. O teto solar, que foi diferencial desta versão no passado, não existe mais, mas o interior bicolor permanece.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O pulo do gato

É preciso lembrar, porém, que desde a versão de entrada o HR-V tem o Honda Sensing, um pacote de itens de segurança mais avançados com assistente de permanência e centralização em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e piloto automático adaptativo com função stop and go.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com exceção do Corolla Cross, que tem pacote semelhante de série, os demais SUVs médios só oferecem itens equivalentes em versões acima dos R$ 200.000. Esse é um dos segredos do Honda.

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Para notar outro segredinho, só com rivais por perto. O espaço interno do HR-V com seus 2,61 m de entre-eixos é equivalente ao de médios. Na verdade, até maior para quem viaja no banco traseiro: são 98 cm de espaço para as pernas em medição padronizada, contra 90 cm no Compass, 92 cm no Corolla Cross e 95 cm no Taos, que também tem largura equivalente à do HR-V, enquanto os demais são até 2 cm mais estreitos. Todos os outros, com exceção do Compass, têm vão para a cabeça maior, porém.

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Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esse espaço traseiro extra estava guardado no porta-malas, que, aí sim, ficou realmente pequeno para se defender dos SUVs médios. São só 354 litros, enquanto um Taos tem 498 litros. O HR-V Touring, inclusive, tinha porta-malas menor que os demais (393 contra 437 litros) por conta do escapamento (que ainda pode ser visto pela lateral direita).

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O outro segredo é o desempenho proporcionado pelo motor 1.5 turbo flex. Na pista de testes, em Limeira (SP), o HR-V Touring se mostrou um foguete, cumprindo a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 s. O modelo antigo havia cravado 8,4 s, mas, mesmo tendo ficado meio segundo mais lento, o único SUV (compacto ou médio) mais rápido que ele é o Fiat Fastback 1.3 turbo (8,6 s).

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

As retomadas são igualmente empolgantes (veja a ficha com os resultados ao lado) e mais rápidas que as dos seus rivais. O bom é que o HR-V Touring tem todo esse desempenho e, ainda assim, mantém o consumo de combustível sob controle, com 11,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, ficando entre as médias do Taos (11,4 km/l e 14,3 km/l) e do Corolla Cross (12 km/l e 15,2 km/l, respectivamemente).

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há um tempero exclusivo para o Honda HR-V, também. O câmbio com programação evoluída, capaz de reduzir as relações entre as sete marchas simuladas do câmbio CVT de acordo com a inclinação das ladeiras, é de uma versão que suporta mais torque. A suspensão também tem amortecedores com mais carga, que parecem deixar a carroceria com as reações na medida certa: os aspirados são molengas ao passar por ondulações e os turbo não têm esse comportamento.

Honda New HR-V Touring 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

É difícil assimilar uma etiqueta de R$ 184.500 em um Honda HR-V, mas é inegável que a marca japonesa tem público cativo. Quem optar pelas qualidades (e defeitos) do HR-V turbo estará bem servido assim como compradores dos médios tradicionais.

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Veredicto: Espaço no porta-malas é o maior deslize. O novo HR-V turbo entrega equipamentos e o desempenho que, de fato, se esperava.

Galeria de fotos – Honda New HR-V Turbo 2023

Teste Quatro Rodas – Honda HR-V Touring 1.5T 2023

Aceleração
0 a 100 km/h: 8,9 s
0 a 1.000 m: 29,8 s – 180,5 km/h

Velocidade máxima: n/d

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,8 s
D 60 a 100 km/h: 4,6 s
D 80 a 120 km/h: 5,7 s

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Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,7/23,8/56,3 m

Consumo
Urbano: 11,1 km/l
Rodoviário: 15,1 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 39,4/64,7 dBA
80/120 km/h: 62,6/68,8 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.800 rpm
Volante: 2,5 voltas

Seu Bolso
Preço básico: R$ 184.500
Garantia: 3 anos

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Condições de teste: alt. 660 m; temp., 25,5 °C; umid. relat., 87%; press., 1.012,5 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas

Ficha Técnica – Honda HR-V Touring 1.5T 2023

Motor: flex, diant., transv., 4 cil. em linha, turbo, 1.498 cm3; 16V, 177 cv a 6.600 rpm, 24,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas sim., tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica
Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: comprimento, 438,5 cm; largura, 179 cm; altura, 159 cm; entre-eixos, 261 cm; peso, 1.422 kg; porta-malas, 354 litros; tanque, 50 litros; altura do solo, 18,5 cm, ângulo de ataque, 17,8°; ângulo de saída, 22°

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