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Teste: Fiat Toro 1.8 manual é confortável, mas clama por um motor melhor

Sem fôlego, versão de entrada da picape diverte pouco e nos faz desejar intensamente a chegada dos propulsores Firefly turbo

Por Leonardo Felix
Atualizado em 13 jan 2020, 11h01 - Publicado em 13 jan 2020, 07h00
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  • Exceção ao “quebra-mato”, visual da Toro não muda desde 2016 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A Fiat Toro foi lançada em 2016 e inaugurou um segmento impensado no mercado brasileiro. Tanto que rivais como GM, Ford, Volkswagen e Hyundai correm atrás para lançar modelos concorrentes nos próximos anos.

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    Apesar do sucesso, o uso do motor 1.8 E.torQ nas versões flex 4×2 sempre foi uma das soluções mais contestadas da picape.

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    Mesmo em modo Sport, Toro sente a falta de um motor mais forte (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Voltamos a experimentar essa configuração, dessa vez aliada a câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada Endurance, e constatamos: o desempenho está muito aquém do porte e da robustez que teoricamente a Toro se propõe a oferecer.

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    O causador da discórdia: motor 1.8 E.torQ flex rende 139 cv com etanol (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No modo de condução convencional, criado para garantir um consumo de combustível acima de 9 km/l na cidade com gasolina, as acelerações e retomadas são sôfregas a ponto de a picape quase não conseguir arrancar numa subida íngreme.

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    Se quiser um desempenho minimamente condigno, acione o botão Sport. Só não espere nenhum tipo de esportividade real, visto que até nesse modo o 0 a 100 km/h fica próximo de 15 segundos.

    Rodas da Toro Endurance usam “supercalotas” que emulam liga leve (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O único alento é que o câmbio tem engates até macios para os padrões de um utilitário.

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    Merece boa menção o trabalho das suspensões, que contribui para o conforto a bordo, assim como o bom nível de isolamento acústico. Os freios operam de maneira decente para um veículo que pesa mais de 1,5 tonelada e usa tambores na traseira.

    Painel da Toro também não mudou desde lançamento (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por se tratar de uma versão de entrada, a Toro Endurance vem com bancos de tecido e rodas de aço com calotas que emulam liga leve.

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    Para ter uma picape mais bem equipada, é preciso pagar R$ 3.500 para adquirir o pacote com faróis de neblina, retrovisores com tilt down e sensores traseiros de estacionamento.

    Toro manual vem com tecido nos bancos, mas bom acabamento. Porta-objetos são escassos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outro pacote de R$ 2.500 acrescenta central de 7 polegadas com projeção de celulares, câmera de ré, volante multifuncional com couro e sistema de som com seis alto-falantes e dois tweeters. A pintura marrom Deep da imagem custa mais R$ 2.500.

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    Alavanca de câmbio arredondada lembra a do velho Uno, só que mais longa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Sentimos falta de mais porta-objetos e de um porta-celular, o que evidencia a necessidade de uma atualização visual e também da cabine da Toro, além, é claro, de um motor mais pujante. Mas a picape só deve receber mudanças tão profundas assim entre 2020 e 2021.

    Capacidade de carga na Toro flex cai de 1 tonelada para 650 kg (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Veredicto

    A Toro 1.8 MT sentiu o peso da carroceria e da idade. Visual segue atual, mas ela precisa (muito) renovar cabine e motor.

     

    Ficha de teste – Toro Endurance 1.8 manual

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 14,82 s
    0 a 1.000 m: 35,82 s – 148,5 km/h
    Velocidade máxima: 175 km/h*
    *Dado de fábrica.

    Retomada
    40 a 80 km/h: 8,9 s (3a)
    60 a 100 km/h: 12 s (4a)
    80 a 120 km/h: 23,5 s (5a)

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 14,8/26,5/59,2 m

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    Consumo
    Urbano: 9,2 km/l
    Rodoviário: 11,9 km/l

    Ficha técnica – Toro Endurance 1.8 manual

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