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Teste: Chevrolet Onix Effect, espírito esportivo

Chevrolet ressuscita a versão Effect para reforçar a liderança do Onix

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 dez 2017, 13h47 - Publicado em 29 jun 2017, 15h37
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  • Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza
    Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Onix será o automóvel mais vendido do país pelo terceiro ano consecutivo. No acumulado de 2017, são mais de 70.000 emplacamentos à frente do vice-líder Hyundai HB20, segundo dados da Fenabrave.

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    Mexendo em time que está ganhando, a Chevrolet resgatou a versão Effect, cujo apelo é o visual esportivo. A receita segue igual à do Effect lançado três anos atrás.

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    Inclui kit aerodinâmico (composto por spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais), rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de cinza e teto com acabamento em preto brilhante.

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    Até os adesivos externos mantiveram o mesmo esquema de cores, mas agora são mais discretos.

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    Retrovisores e teto são pintados de preto
    Retrovisores e teto são pintados de preto (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Sem tantos adereços estéticos, o interior revela detalhes vermelhos em volta das saídas de ar e no volante com base achatada de boa empunhadura (emprestado da Montana), além de costuras vermelhas nos bancos e na coifa do câmbio.

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    Detalhes vermelhos dominam a cabine
    Detalhes vermelhos dominam a cabine (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O carro das fotos veio com a cor Vermelho Carmim. A outra tonalidade disponível é a Branco Summit, mais discreta que o rubro.

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    Generosa, a lista de equipamentos baseada na versão LT inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras e volante multifuncional com regulagem de altura.

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    Como destaque está a prática central multimídia MyLink com suporte para Android Auto e Apple CarPlay. O equipamento trabalha em conjunto com o sistema telemático OnStar, dotado de serviços de concierge e rastreamento em caso de roubo.

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    Para saber mais sobre o OnStar, clique aqui.

    Fácil de operar, a central multimídia MyLink traz Apple CarPlay e Android Auto
    Fácil de operar, a central multimídia MyLink traz Apple CarPlay e Android Auto (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Assim como a maioria das versões com apelo esportivo, não há mudanças no motor 1.4 Eco (106 cv), associado ao câmbio manual de seis velocidades. Inicialmente não haverá opção de transmissão automática, embora a própria GM tenha admitido essa possibilidade no futuro.

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    No dia a dia, a direção tem uma calibragem adequada para facilitar manobras de estacionamento e proporcionar segurança em velocidades mais altas. A embreagem é leve e a caixa de engates suaves facilita a vida do motorista.

    A sexta marcha, aliás, contribui para os bons números de consumo obtidos na pista de testes: o Onix fez 10,6 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

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    Se o desempenho não impressiona, o preço mostra-se mais competitivo que o dos competidores. Por R$ 55.490, o Onix Effect é mais barato do que todos seus rivais, como mostra o texto abaixo.

    Os esportivos de fachada têm público cativo há décadas

    Não é de agora que as montadoras investem em versões com apelo esportivo apenas no visual. Basta lembrar de modelos como o Chevrolet Opala SS4 e o Ford Maverick GT4, nos anos 70, que tinham vários adereços estéticos, mas dispensavam os cobiçados motores de seis e oito cilindros.

    Hoje, este nicho é pouco expressivo – representa, por exemplo, só 1,6% das vendas do HB20, segundo dados da consultoria Jato. Além do Onix, há vários modelos que disputam esse mesmo consumidor, mas pelo menos a Chevrolet sai na frente quando o assunto é preço.

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    O Onix Effect é mais barato do que todos seus concorrentes diretos: Fiat Palio Sporting 1.6 16V (R$ 56.960), Renault Sandero GT Line 1.6 (R$ 57.600), Ford Fiesta SE Style 1.6 (R$ 59.590), Hyundai HB20 R-Spec 1.6 16V (R$ 62.880) e Peugeot 208 Sport 1.6 16V (R$ 64.490).

    Com a chegada do Novo Polo, a Volkswagen retirou algumas versões do Fox, entre elas, a Pepper – agora disponível apenas no Up! e Saveiro.

    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Chevrolet Onix Effect

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