Por que o Chevrolet Onix vende tanto?

Compacto será líder de vendas pelo terceiro ano consecutivo. Listamos possíveis razões para tanto sucesso

Retrovisores e teto são pintados de preto Projeto GEM deve dar origem ao sucessor do Onix – e mais oito modelos

Projeto GEM deve dar origem ao sucessor do Onix – e mais oito modelos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

O Chevrolet Onix é um fenômeno. O compacto fabricado em Gravataí (RS) teminará 2017 como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano seguido.

Em novembro, foram 18.611 emplacamentos: seu melhor mês desde o lançamento, em outubro de 2012.

Ainda foi o único carro que conseguiu superar a marca de 100.000 unidades emplacadas entre janeiro e novembro. E por muito: foram 171.148 unidades no acumulado, contra as 96.769 do Hyundai HB20, o segundo colocado.

Tudo isso, mesmo após ter sido reprovado nos testes de colisão do Latin NCAP.

Onix recebeu nota zero do Latin NCAP

Onix recebeu nota zero do Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

Mas o que será que fez o Onix desbancar modelos consagrados, como Volkswagen Gol e Fiat Palio, e permanecer no posto mais desejado da indústria automotiva? Tentaremos descobrir.

Nem bom, nem ruim

Destaque para as rodas aro 15 na cor cinza Apesar do visual incrementado, o Onix Effect não tem desempenho além do aceitável

Apesar do visual incrementado, o Onix Effect não tem desempenho além do aceitável (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Mesmo com cinco anos de lançado, o projeto do Onix ainda se mostra atual. O design, atualizado em 2016, é atual, o acabamento é correto e o espaço interno é razoável. A suspensão é bem acertada e transmite robustez característica dos Chevrolet. Mas não dá para dizer que o Onix é o melhor de seu segmento nestes aspectos.

Posição de dirigir

banco do chevrolet Onix Mesmo na regulagem mais baixa o banco do motorista fica alto

Mesmo na regulagem mais baixa o banco do motorista fica alto (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Onix não é um carro alto, mas dá essa impressão a quem senta nos bancos da frente. Os bancos dianteiros são altos – mesmo na regulagem mínima – e o painel é baixo e recuado.

É algo que, quase de forma subliminar, dá sensação de poder e ajuda a preservar o espaço para as pernas de quem vai no banco de trás. Só é ruim para os mais altos: o espelho interno fica na linha de visão e dificulta a visibilidade de placas e semáforos.

O hatch se beneficia por compartilhar a plataforma com a GSV (Spin, Cobalt, Prisma e do falecido Sonic), o que lhe dá uma vantagem de construção.

Nem muito, nem tão pouco

O motor 1.4 conta com até 106 cv O motor 1.4 rende até 106 cv – 1 cv a mais que o Up! 1.0 TSI

O motor 1.4 rende até 106 cv – 1 cv a mais que o Up! 1.0 TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Os motores 1.0 8V de 80 cv e 1.4 8V de 106 cv do Onix não são novos, mas receberam atualizações junto da reestilização. Não têm os melhores números de potência e torque, mas entregam desempenho honesto, bons números de consumo e têm boa fama nas oficinas.

De acordo com os testes da QUATRO RODAS, o motor 1-litro fez 10,6 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, e precisou de 14,6 s para chegar aos 100 km/h. O 1.4 marcou 11 e 14,2 km/l nos mesmos regimes e abastecido com gasolina. Seu tempo de 0 a 1oo km/h foi de 12 s. 

Bons câmbios

Alavanca do câmbio do Chevrolet Onix seis marchas Chevrolet Onix têm câmbio manual de seis marchas com os motores 1.0 e 1.4

Chevrolet Onix têm câmbio manual de seis marchas com os motores 1.0 e 1.4 (Divulgação/Chevrolet)

No primeiro semestre, as versões 1.0 do Onix responderam por 60% nas vendas. Destes, 56,3% eram da versão Joy, que mantém o visual antigo do Onix. Se o Onix não tem motor três cilindros, é o único 1.0 com câmbio manual de seis marchas e a marcha extra alivia o motor em regime rodoviário.

Entre as vendas do 1.4, 38% tinham câmbio automático, um número considerável para um compacto. Talvez o segredo esteja no próprio câmbio. É um automático de seis marchas, não quatro como o Toyota Etios, nem automatizado como nos Fiat Argo Drive 1.3, VW Gol Comfortline 1.6 I-Motion ou Renault Sandero Easy´R. Só Hyundai HB20 1.6, Citroën C3 e Peugeot 208 têm câmbio semelhante.

É conectado

Fácil de operar, a central multimídia MyLink traz Apple CarPlay e Android Auto Fácil de operar, a central multimídia MyLink traz Apple CarPlay e Android Auto

Fácil de operar, a central multimídia MyLink traz Apple CarPlay e Android Auto (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A central MyLink também tem culpa. Disponível desde o lançamento do Onix, ela democratizou as centrais multimídia entre os compactos. No início não tinha funções muito avançadas, mas hoje é compatível com Apple Carplay e Android Auto.

Hoje o MyLink é mais comum nas versões do hatch do que o computador de bordo. Apenas quem levar para casa as versões LTZ e Activ terá informação de consumo no quadro de instrumentos, mas o MyLink é opcional de R$ 1.400 na versão LT 1.0 e de série nas LT 1.4, LTZ, Activ e Effect.

Amigo do bolso

Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco Onix é o compacto com melhor valor de revenda

Onix é o compacto com melhor valor de revenda (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na edição especial Melhor Compra deste ano, o Chevrolet Onix teve o segundo menor índice de desvalorização entre todos os modelos avaliados. Seus 8,3% de depreciação no primeiro ano só são superados pelos 4,5% do Honda HR-V EX.

Em outras palavras, hoje qualquer outro concorrente direto do Onix perde mais valor no primeiro ano de uso. E se tem uma coisa que o brasileiro detesta é perder dinheiro na hora de vender o carro, principalmente em um momento de crise.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Gabriel Medeiros

    Meu Deus, compararam a potência do motor com o UP TSI… Parei de ler ali.

  2. Sou mais meu Sandero SCE que ganhou 3 estrelas no teste de impacto, é mais econômico, tem computador de bordo na versão expression e na prática mais barato. consegui no Expression 17/17 $39k.

  3. Waldomiro Vieira

    Brasileiro é cordial e bobo.

  4. Telmo Ryoiti

    Se esqueceram de duas coisas. A marca Chevrolet tem uma forte presença no interior do Brasil e a rede de concessionadas da marca é enorme. Esses fatores explicam bem o sucesso do Ônix e outros Chevrolet. Tem regiões do interior paulista onde costumam ter até três concessionarias Chevrolet e nenhuma das outras marcas. Mesmo aqui em São Paulo, capital, pipocam concessionárias Chevrolet. E isso se repete pelo Brasil inteiro. E onde eu moro, que é Franco da Rocha, grande SP, tem uma representante Chevrolet. Se eu fosse morador de uma região onde só tivesse concessionária Chevrolet, com certeza optaria pelo Ônix ou a sua versão sedã Prisma

  5. Ricardo Ferreira

    Sandero 3 estrelas? quando? kkkk dê uma olhadinha no Latin’Cap.

  6. Ricardo Ferreira

    Compacto competente da GM, tem suas falhas, mas é uma ótima opção entre os compactos. Tem dois em casa, minha esposa (1.4 aut) e meu filho (Joy). Ambos bons de dirigir, ergonomia, suspensão, consumo, design, tudo certo, e não quebra. E tem outra, o câmbio é ótimo, tanto no manual quanto automático, e o My Link também se destaca. Só não podemos esquecer de julgá-lo sempre como o que é: um compacto de entrada.

  7. marco almeida

    gente, vão sair do mundo de contos de fadas: as locadoras são o maior público desde ônix para atender a demanda por aplicativos.
    o mesmo acontecia com o celta ( lembram que era o terceiro carro mais vendido e ninguém conhecia alguém que tivesse comprado um celta).
    fato é que a locadora comprla o onix e os alugam para UBER e 99.