PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tentativa e erro

Por Redação
20 out 2014, 09h00
golf
golf (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

42 318 km

Já tratamos do assunto aqui no Longa Duração – e voltaremos a ele sempre que necessário, como agora. A divulgação dos preços de revisões é uma das grandes conquistas do consumidor, mas mesmo assim algumas marcas ainda relutam em dar ao tema a atenção que ele merece.

A Volkswagen divulga em seu site apenas o preço das peças e o tempo necessário para a  manutenção, recomendando ao consumidor que consulte o valor da mão de obra diretamente com a concessionária. O motivo dessa prática, segundo Ricardo Casagrande, gerente de pós-vendas da VW, “são os diferentes níveis de custos existentes nas diversas regiões do Brasil”. A maioria das marcas, porém, é capaz de resolver esse problema. Entre aquelas com representantes na atual frota de Longa Duração, Citroën, Peugeot e Toyota informam em seus sites o preço cheio (peças e mão de obra) de cada revisão e a Mercedes-Benz prometia fazer o mesmo até o fim de agosto – essa posição, aliás, foi o tema abordado no mês anterior.

A política da Volkswagen gera incômodos e gastos para o consumidor. Ao chegar aos 40 000 km, o Golf de Longa Duração estava pronto para a quarta revisão. Deixamos, então, o carro na Caraigá e pedimos um orçamento. Para nosso espanto, recebemos um de R$ 903. No site da Volkswagen, constava: R$ 224 das peças e 36 minutos de mão de obra. Contatamos a Caraigá, que propôs o valor de R$ 236 para peças e R$ 213 por 36 minutos de mão de obra – o equivalente a R$ 355 pela hora, quase 137% acima da média, de R$ 150.

Pedimos ainda ao consultor da Caraigá a realização dos serviços de alinhamento de suspensão e balanceamento e rodízio de rodas (R$ 140) e a verificação de um rangido na suspensão dianteira. A autorizada nos alertou sobre a necessidade de substituição das pastilhas dianteiras. Antes de autorizar o serviço, retiramos o carro e o levamos até nosso consultor técnico Fabio Fukuda, que confirmou a necessidade de troca. “Ponto para a Caraigá, pois as pastilhas, de fato, não durariam até a próxima revisão”, disse Fukuda.

Continua após a publicidade

No fim das contas, desembolsamos salgados R$ 1 416 na parada dos 40 000 km do Golf: R$ 449 pela revisão, R$ 140 pelo alinhamento, balanceamento e rodízio e R$ 827 pelas pastilhas de freio dianteiras.

Consumo

No mês: 11,9 km/l com 24,4% de rodagem na cidade
Desde dez/13: 10,9 km/l com 24,6% de rodagem na cidade
Combustível: gasolina

Custos no mês

Combustível: R$ 1018
Revisão: R$ 449
Alinhamento: R$ 140
Pastilhas de freios
dianteiras: R$ 827

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

27 125 km Ruído na suspensão dianteira
30 805 km Odor de mofo na cabine
38 235 km Ruído na suspensão dianteira

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.