Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Temperatura máxima

Por Redação 25 nov 2013, 11h30

Por Péricles Malheiros

39 916 km

Pelas mãos da nossa dupla caça-segredos, composta pelo assistente de teste Jorge Luiz Alves e pelo colaborador Silvio Gioia, o Onix cumpriu uma prova de fogo no último mês. Em busca de modelos camuflados, protótipos e mulas – assim são chamados os novos projetos que rodam com carroceria de um outro carro –, Silvio e Jorge saíram de São Paulo rumo a Teresina (PI), o ponto extremo da viagem. Entre setembro e outubro, as fábricas de automóveis e fornecedores de sistemas de arrefecimento e ar-condicionado aproveitam as altas temperaturas da capital piauiense para fazer seus testes. Vez ou outra, alguns protótipos também vão se bronzear no sol do Nordeste brasileiro. É nessa hora que, de trás de uma moita ou dos fundos de um comércio local, Silvio e Jorge dão o bote fatal. “Dessa vez, não flagramos nenhum grande segredo. Mas é assim mesmo, um dia da caça, outro do caçador”, brinca Silvio.

Cumprida a missão em Teresina, a dupla retornou à base, mas não sem antes fazer uma segunda verificação nas cidades mineiras de Pirapora e Betim – visitadas na viagem de ida. “Rodamos quase que o tempo todo com o ar ligado, além da nossa bagagem mais o equipamento fotográfico. Ainda assim, o carro manteve-se econômico”, diz Silvio. O consumo médio de etanol na viagem foi de 8,9 km/l.

Após o retorno, um novo passeio, dessa vez até Cruzeiro, no interior de São Paulo. E uma reclamação: “Peguei chuva na estrada e notei que as palhetas limpadoras dianteiras ressecaram. Parei num posto e pedi ao frentista que lavasse o para-brisa, mas a visibilidade continuou prejudicada”, disse o repórter visual Eduardo Campilongo. Às vésperas de completar 40 000 km, deixamos para pedir uma verificação das palhetas na quarta revisão. Mas isso é assunto para o próximo mês.

Consumo

No mês (6,9% na cidade) – Etanol 9 km/l
Desde jan/13 (31,4% na cidade) – Etanol 8,8 km/l

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

31 586 km Para-sol do lado do motorista sem trava
39 252 km Palhetas dianteiras ressecadas

Diário

649_longaonix_02

 

Para-sol do lado do motorista perdeu a trava | Hodômetro manda o recado: é hora da revisão

Continua após a publicidade

Publicidade