Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Suspense na estreia

Por Redação 15 jun 2011, 11h31

Por Péricles Malheiros

2085 km

Com pouco mais de 50 km rodados, o J3 assustou ao apresentar ruídos na suspensão dianteira. Fizemos o que qualquer consumidor faria: ligamos para a concessionária onde foi feita a compra – a JAC Gastão Vidigal, em São Paulo – e mostramos indignação. Ao retornarmos com o carro, o atendimento foi imediato. Depois de uma volta por ruas de paralelepípedo, o consultor foi direto com nosso J3 para a oficina. E dela saiu após 40 minutos. “Às vezes, o material elástico é danificado na montagem. Por isso, substituí a bandeja direita da suspensão, que estava com uma das buchas rompida”, disse o técnico. O alinhamento de direção, segundo o técnico, também foi refeito em garantia.

Sanado o problema, rodamos os primeiros 1000 km sem esticar as marchas nem ultrapassar os 80 km/h, conforme indica o manual do proprietário – consultores de três concessionárias disseram que esse zelo poderia ser dispensado. Aos 1331 km, o J3 passou pela primeira prova de fogo no Longa Duração: o teste completo no Campo de Provas da TRW, em Limeira (SP).

De volta às ruas e estradas, o hatch começou a ser observado por todos os lados. O editor Paulo Campo Grande destacou pontos negativos e positivos: “Gostei da qualidade do revestimento dos bancos e do trabalho silencioso das palhetas tipo flat-blade, mas acho que o volante poderia ser mais macio e que a sobreposição de conta-giros e velocímetro dificulta a consulta rápida”. O redator-chefe Zeca Chaves também notou deslizes no acabamento: “Há um chicote elétrico muito próximo aos pedais. Meu pé esquerdo chegou a enroscar nele”.

Testamos o sistema de agendamento de revisões do site da JAC – a primeira acontece aos 2500 km. Preenchemos o formulário na noite de uma terça-feira. Na quarta-feira, bem cedo, uma atendente entrou em contato conosco por telefone para confirmar as informações. A qualidade da revisão em si, porém, é assunto para o próximo mês.

Continua após a publicidade

Consumo:

No mês (40,3% na cidade): Gasolina – 9,4 km/l

Desde mar/11 (40,3% na cidade): Gasolina – 9,4 km/l

Principais ocorrências

216 km: Bandeja da suspensão com bucha danificada é substituída em garantia


Sistema de regulagem de altura do volante emperrado: quem dirigiu o J3 reclamou dele (esq.); Olhe onde pisa: o pé pode enroscar no chicote elétrico que passa próximo aos pedais (dir.).

Veja o teste com o modelo

J3 x Agile x Fiesta x Fox x Sandero

Continua após a publicidade

Publicidade