Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Sol e chuva

Por Redação 12 mar 2013, 12h57

Por Péricles Malheiros

10 086 km

Os últimos quarto carros de Longa Duração desmontados (Versa, Cruze, 3008 e J3) têm algo em comum: todos eles enfrentaram os 1000 km de distância entre São Paulo e Brasília, sempre em tiros de um único dia, tanto na ida como na volta, com paradas apenas para abastecimento. Nosso EcoSport acaba de entrar para esse time. Assim como nos outros carros, a missão coube ao editor Péricles Malheiros.

“Na ida, fomos apenas eu e minha namorada, mas na volta demos carona a um casal de amigos. E eles tinham muita bagagem”, diz Malheiros. Carregado, o carro passou a exigir reduções de quinta para quarta marcha nos longos trechos de subida da BR-050, entre as cidades mineiras de Araguari e Uberlândia. A viagem tranquila, sem sustos, permitiu ao editor notar alguns pontos interessantes do Eco. Sem nuvens no céu, foi preciso tapar a moldura prateada do rádio com uma toalha. “Ela refletia a luz do sol diretamente no meu rosto. As saídas de ar laterais, também prateadas, são refletidas nas janelas e atrapalham a consulta aos retrovisores”, afirma. Nos 183 km que ligam as cidades goianas de Catalão e Cristalina, o indicador de temperatura externa do carro oscilou entre 35 e 38 oC. “Eficiente, o ar-condicionado manteve a temperatura da cabine agradável, sem exigir que o ventilador fosse ativado além da segunda velocidade, o que colaborou também para o conforto acústico.”

Ao encarar trechos de chuva intensa, nosso Eco mostrou-se merecedor de críticas e elogios. “As palhetas trepidaram do início ao fim da viagem. Os pneus de uso misto, com canais largos, garantiram aderência mesmo onde havia acúmulo de água. A segurança que eles transmitem na chuva é tanta que a viagem se torna menos cansativa”, diz Malheiros. De volta à São Paulo, levamos nosso Eco à concessionária Forte, que substituiu todo o conjunto limpador do para-brisa (braços e palhetas) em garantia.

Consumo

No mês (17,5% na cidade): Etanol – 8,2 km/l

Continua após a publicidade

Desde dez/12 (26,6% na cidade): Etanol – 7,7 km/l

Principais Ocorrências

9 326 km – substituição de braços e palhetas
do para-brisa em garantia. Estavam trepidando.

Marcador do nível de combustível no painel aponta uma quantidade menor que a real | Nosso EcoSport posa para uma foto diante da Torre de TV Digital de Sobradinho (DF)

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade