Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Sandero 1.6 Hi-Power

Renault aumenta a potência e rebatiza o seu motor 1.6

Por Ulisses Cavalcante | Fotos: Marco de Bari
Atualizado em 19 mar 2024, 11h37 - Publicado em 28 set 2012, 16h38
testes
 (/)
Continua após publicidade

testes

Após cinco anos no Brasil, o Sandero tornou-se comum em nosso trânsito. Ele passou por uma atualização de estilo e teve adaptações ao gosto local. Os comandos dos vidros migraram para as portas e a Renault finalmente desistiu da ideia de vender o motor 1.6 com opções de oito ou 16 válvulas.

Neste mês, o hatch chega com novas surpresas. O motor enfrentou uma cirurgia para soar melhor na ficha técnica. Com leve aumento no torque, o Renault projetado no Leste Europeu ficou ainda mais “abrasileirado”. A expressão sugere que temos uma predileção por mais torque em baixas rotações, segundo pesquisas das montadoras. Como resultado, cerca de 85% da força máxima estão disponíveis a partir dos 1 500 giros.

A potência aumentou para 106 e 98 cv, com etanol e gasolina, frente aos 95/92 cv de até então. O torque subiu de 14,1/13,7 mkgf, usando os mesmos combustíveis, para 15,5/14,5 mkgf.

A revisão da engenharia aumentou a taxa de compressão de 9,5:1 para 12:1 e modificou alguns componentes. As bielas e os pistões foram trocados por metais mais leves e a junta do cabeçote teve de ser substituída para suportar a pressão maior dentro do bloco.

Continua após a publicidade

O trabalho da engenharia apareceu nos números. Em nossos testes de retomada e aceleração, os tempos foram reduzidos. Em quarta marcha, o Sandero precisou de 10,9 segundos para ir de 60 a 100 km/h. A marca anterior era de 12,2. De 80 a 120 km/h, foram 18,7 segundos ante 22,1 registrados em 2009.

Os freios também se mostraram mais eficientes na linha 2013. Parar totalmente a partir dos 120 km/h exigiu 66,2 metros, 10,1 metros a menos que o modelo 2010. Nos três testes as distâncias de parada foram reduzidas.

O Sandero ainda tem chão pela frente. Continua ruidoso em qualquer rotação, falta esmero no acabamento e suavidade no câmbio. São avanços que podem estar reservados para uma renovação mais profunda, o que não deve ocorrer em menos de dois anos.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Mesmo a versão top é despojada, exigindo a compra dos opcionais. Isso eleva o valor em 2 300 reais. Há negócios melhores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.