Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Fluence GT: o sedã turbo com câmbio manual que acabou esquecido

Versão tinha motor 2.0 turbo de 180 cv, câmbio manual de seis marchas e ares de esportivo

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 fev 2023, 17h47 - Publicado em 10 jan 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • RENAULT FLUENCE GT

    Publicado originalmente em outubro de 2012

    As fábricas falam da necessidade de um trabalho de conscientização dos consumidores a respeito dos turbocompressores que, na nova ordem ambiental, seriam poderosos aliados na busca da eficiência energética e não teriam mais o objetivo de conseguir alto desempenho, como no passado. Mas como resistir à tentação de alardear o lado negro da força quando se quer vender uma versão esportiva?

    A Renault está apresentando a nova versão do sedã Fluence, batizada de GT, usando justamente esse apelo da alta performance proporcionada pelo turbocompressor. Segundo a fábrica, o Fluence GT é o primeiro Renault oferecido no Brasil desenvolvido pela divisão Renault Sport Technologies: “Expert em transferir tecnologia dos carros de competição para modelos de rua”.

    RENAULT FLUENCE GT

    Além do visual agressivo por fora, caracterizado por rodas exclusivas, saias laterais e aerofólio traseiro, e do acabamento do painel preto e dos bancos esportivos com costuras vermelhas, no interior, o Fluence GT traz como maior diferencial o 2.0 16V Turbo.

    Continua após a publicidade

    Esse motor é sobrealimentado por turbocompressor do tipo twin scroll (com coletores independentes para cada par de cilindros, o que favorece o funcionamento nas baixas rotações). Ele gera 180 cv de potência a 5 500 rpm e 30,6 mkgf a 2 250 rpm, sendo que 80% do torque chega a 1 500 rpm, de acordo com a fábrica.

    Câmbio manual

    Apesar do discurso da marca, porém, em nosso teste o Fluence GT não mostrou ferocidade à altura das credenciais. Nas provas de aceleração, ele fez de 0 a 100 km/h no tempo de 9,2 segundos, enquanto a versão comportada Privilège (143 cv), avaliada anteriormente, conseguiu o tempo de 10,4 segundos.

    RENAULT FLUENCE GT

    Nas retomadas de 60 a 100 km/h, o GT precisou de 6,3 segundos, contra os 5,5 segundos gastos pelo Privilège. A comparação entre as duas versões é um pouco heterodoxa, uma vez que a GT tem câmbio manual e a Privilège, automático. Mas, se a proposta do Fluence GT é ser esportivo, ele deveria superar o outro com mais propriedade.

    Continua após a publicidade

    Ao volante, no dia a dia, quem gosta de acelerações mais vigorosas não se decepciona com o comportamento do GT. Mas dirigir a versão esportiva não é tão prazeroso quanto a versão Privilège, mais mansa mas com câmbio automático, que casa melhor com o sedã.

    RENAULT FLUENCE GT

    A impressão é de que ele nasceu para ter câmbio automático e que a caixa manual torna sua condução mais trabalhosa. A ergonomia e a posição de dirigir, pontos elogiáveis no Privilège, ficam comprometidas no GT, pois a alavanca do câmbio está longe da mão do motorista.

    O preço do GT é intermediário ao de rivais como o Peugeot 408 THP e o VW Jetta TSi. O primeiro tem motor mais moderno. O segundo, mais moderno e mais potente.

    Continua após a publicidade

    Veredicto

    Se quer um sedã, fique com as versões mais bem-comportadas da linha. Se quer um sedã esportivo, pesquise outra opção no mercado.

    RENAULT FLUENCE GT

    Ficha técnica

    Teste

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.