Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Duster Oroch x Fiat Strada Adventure x Chevrolet S10 Advantage

Com a Oroch, a Renault criou uma nova categoria de picape e agora tem que enfrentar a concorrência de todos os lados

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 15 out 2015, 16h00
comparativos

O mercado de picapes é um dos mais importantes do Brasil. Atualmente, ele responde por 80% das vendas de comerciais leves e 13% do total de veículos. No período de 2010 a 2014, cresceu nove vezes mais que o dos automóveis de passeio. Por esse motivo, ele é bastante cobiçado. A Renault, que estava de fora, resolveu inovar com a Duster Oroch e criou uma nova categoria de picape com porte, espaço e preço a meio caminho entre as compactas e as médias. Mas feita para o mesmo perfil de consumidor, que usa picape como automóvel.

A Renault não ficará sozinha por muito tempo, porém, porque a Fiat também terá a sua picape intermediária. Para saber o que se pode esperar dessa proposta, alinhamos a Oroch com as duas picapes mais vendidas dos segmentos tradicionais, Fiat Strada e Chevrolet S10, em versões com cabine dupla. Com preço tabelado em R$ 72 490, a Oroch Dynamique 2.0 16V se posiciona entre os R$ 70.000 (estimados) da Strada Adventure Extreme, igualmente lançada este mês, e os R$ 81.900 da S10 Advantage, que chegou ao mecado em agosto deste ano.

3º – Chevrolet S10 Advantage

qr-674-compara-pickups-12-tif.jpeg?1444935531

Por custar mais, a S10 tem obrigação de entregar mais, o que de fato ocorre em diversos aspectos. Sua caçamba é maior, com capacidade de 1.570 litros, enquanto na Strada cabem 680 e na Oroch, 683. Em relação à capacidade de carga, a Chevrolet dá outro banho: ela pode transportar 944 kg (incluindo ocupantes), contra os 650 das outras. Essa qualidade se deve a uma construção mais robusta e também à transmissão com tração traseira, que ajuda a empurrar morro acima. Nem sempre a S10 é superior, no entanto.

No que diz respeito ao espaço interno, o porte não lhe garante a maior cabine. De acordo com as medições de ergonomia das fábricas, a S10 oferece mais conforto apenas para os que viajam nos bancos dianteiros. Atrás, ela é quase tão apertada quanto a Strada na distância para as pernas.

qr-674-compara-pickups-16-tif.jpeg?1444935581
Continua após a publicidade

A S10 Advantage é uma versão lançada com foco no custo-benefício e, por isso, traz um pacote de equipamentos básico. Ela vem com ar-condicionado, computador de bordo, trio elétrico, rodas esportivas, chave canivete e central multimídia como destaques. A central multimídia MyLink é a versão mais simples da linha, sem os recursos como GPS, câmera de ré e DVD presentes na opção mais sofisticada da S10.

qr-674-compara-pickups-14-tif.jpeg?1444935555

Para o motorista, a dirigibilidade melhorou porque na linha 2016 a suspensão da S10 foi recalibrada e ficou mais firme, deixando a picape mais fácil de ser controlada. A direção continua precisa e sem exigir esforço. Mas, no dia a dia, a S10 é um veículo mais difícil de manobrar que suas rivais menores. Seu motor 2.5 8V flex, com 147 cv, perde o posto de mais potente do comparativo por apenas 1 cv para o 2.0 16V da Oroch. Mas se consagra como dono do maior torque: 24,1 mkgf, contra 20,9 mkgf da Renault (sempre com etanol). Na pista de testes, porém, a Chevrolet ficou para trás. Mais pesada (1.806 kg, contra 1.253 kg da Strada e 1.346 kg, da Oroch), ela andou menos e gastou mais que as concorrentes.

Para quem precisa de uma picape para trabalho, a S10 tem virtudes que as outras não possuem. Mas para o uso cotidiano, ela fica devendo, daí o terceiro lugar no comparativo.

2º – Fiat Strada Adventure Extreme

qr-674-compara-pickups-07-tif.jpeg?1444935463
Continua após a publicidade

A Strada Extreme é uma série especial derivada da Adventure 1.8 16V (apresentada em versões com cabine estendida e cabine dupla). Ela se diferencia pela pintura das rodas e do santantônio com pintura grafite (cor presente também no interior da cabine, mais precisamente no console central e nas saídas de ventilação) e pela inclusão de novos equipamentos de série, como volante de couro com os comando do rádio, central multimídia, câmera de ré, sensor de ré e emblema e tapetes com o nome Extreme.

Analisando o conteúdo das três picapes, a Strada é a dona do pacote mais completo. Além dos itens acima, a Extreme vem com capota marítima, kit com bússola e inclinômetros e estribos de série. Sua central multimídia não é tão sofisticada quanto a da Renault, mas é superior a da GM. Ela reproduz MP3/MP4, tem GPS, acesso à TV digital e DVD. Esse conteúdo é o principal atrativo da Strada e também justificativa para seu preço estimado de R$ 70.000 (na configuração de cabine dupla e três portas).

qr-674-compara-pickups-09-tif.jpeg?1444935484

Na pista de testes, a Fiat apresentou bons números de consumo, mas com pouca vantagem em comparação com a Renault. Nas provas de desempenho, também houve equilíbrio entre essas duas picapes. Mas, nesse caso, a pequena superioridade ficou a favor da Duster Oroch.

No uso diário, a Strada também apresentou comportamento mediano. Ela se mostrou um veículo fácil de manobrar e de estacionar, mas menos confortável que as demais, por conta de sua suspensão mais dura.

Continua após a publicidade

O pior momento da Strada veio na comparação do espaço interno, porém. Começa pelo acesso à cabine limitado pelas três portas, enquanto as concorrentes têm quatro. O espaço interno é dos menores. Na traseira, o encosto do banco é bastante vertical e as janelas são fixas.

qr-674-compara-pickups-11-tif.jpeg?1444935508

A Strada é líder do segmento de picapes compactas há 15 anos e essa liderança se deve, entre outras coisas, a sua evolução. A Strada foi a primeira a ter versão aventureira, cabine dupla e terceira porta. A concorrência sempre correu atrás. Desta vez, a Renault foi feliz em sua investida, como se pode ver a seguir.

1º – Renault Duster Oroch

qr-674-compara-pickups-02-tif.jpeg?1444935397

A Renault criou três personagens fictícios para demonstrar o perfil do comprador da Duster Oroch, segundo as clínicas que realizou com consumidores. Ricardo é o dono de uma picape compacta que precisa de mais espaço para a família. Rodrigo anda de hatch médio e gostaria de poder transportar coisas como bicicletas e pranchas de surf. E Antônio tem uma picape média usada, mas sonha com uma zero quilômetro de preço mais acessível.

Continua após a publicidade

Só o tempo dirá se as pesquisas estavam certas. Mas a Renault se baseou nelas para desenvolver a Oroch. E, para quem não precisa de uma picape para transporte de carga como a S10, com capacidade superior a 650 kg, a Oroch se revelou a melhor opção para o segmento neste comparativo.

O principal atributo da Oroch é o espaço interno. Graças ao entre-eixos esticado em 15,5 cm em relação à base do Duster, a Oroch é a que oferece mais conforto a bordo, considerando principalmente o banco traseiro. Junte a isso, a oferta de quatro portas, com vidros elétricos em todas, de série, e ela fica excelente. Sua caçamba perde para a da S10, mas encara a da Strada em pé de igualdade (683 ante 680 na Fiat).

qr-674-compara-pickups-06-tif.jpeg?1444935442

A vida a bordo recebe ainda a atenção do pacote de série, que inclui ar-condicionado, trio elétrico, sensor de estacionamento, piloto automático e central multimídia, entre outros. O sistema Media NAV da Renault é bem completo. Além das entradas USB e auxiliar, GPS e acesso à internet, ele tem dois recursos para ajudar o motorista a economizar combustível e reduzir emissões. O Eco-Coaching indica o melhor momento para trocas de marchas e o Eco-Scoring contabiliza o desempenho do motorista sob o ponto de vista ambiental.

qr-674-compara-pickups-04-tif.jpeg?1444935422
Continua após a publicidade

Na pista de testes, a Renault fez as médias de 8,1 km/l, na cidade, e 11,4 km/h, na estrada, enquanto a Fiat conseguiu 9,1 km/h e 11,8 km/l, respectivamente. Em compensação, a Oroch foi superior nas provas de aceleração, retomada e frenagem. Seu motor 2.0 16V se mostrou mais cumpridor que o 2.4 da S10.

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio: Todos os motores são da mesma geração, do tempo em que cabeçote multiválvulas era novidade. O da Oroch entrega mais potência. O da S10, mais torque. A Renault é a única com seis marchas. E só a GM tem tração traseira.

Dirigibilidade: A suspensão da Oroch deixa a carroceria mais solta, em favor do conforto. A direção da Strada é mais direta. E a S10 paga o preço de ser grande e pesada.

Segurança: Todas trazem apenas o básico: ABS e duplo airbag.

Seu bolso: Seguindo a lógica dos diferentes tamanhos, a Strada é um pouco mais barata que a Oroch, enquanto a S10 é a mais cara. Já em relação à garantia, a Strada tem um ano de cobertura contra três das demais.

Conteúdo: A Strada é a mais bem equipada, enquanto a Oroch tem muitos itens oferecidos como acessórios. Mas a S10 testada é a versão mais básica de todas.

Vida a bordo: Considerando qualidade de acabamento, equipamentos e espaço interno, a Renault é a que trata melhor seus convidados. Fiat e Chevrolet disputam o segundo lugar, com paridade.

Qualidade: Há certo equilíbrio entre as três no que diz respeito à qualidade dos materiais e confecção e encaixe das peças. A Chevrolet tem ligeira superioridade, em relação às demais. Depois vem a Fiat e a Renault.

VEREDICTO

A Oroch vence o comparativo porque é a picape com maior versatilidade. Mais confortável das três, ganha em desempenho e consumo da S10 e em espaço interno da Strada. A Renault estudou o mercado e desenvolveu um modelo na medida para o típico consumidor do segmento, que usa picape como carro de passeio. Resta aguardar a nova Fiat Toro para um embate realmente direto na mesma categoria.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.