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Ranking de testes: retomadas de SUVs compactos

As melhores retomadas de 80 a 120 km/h entre os SUVs compactos

Por Redação - Atualizado em 9 nov 2016, 15h03 - Publicado em 30 ago 2016, 15h41
Ranking de testes: retomadas de SUVs compactos

As medições de retomada da QUATRO RODAS seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante. Com o método adotado, o motorista não tem como influenciar o resultado. Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados em ocasiões distintas, possam ser comparados em igualdade de condições.

Para a coleta de informações sobre velocidade e tempo, é utilizado um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. Em carros flex, o combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina.

Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros, com os pneus calibrados, o tanque cheio, o ar-condicionad desligado e as janelas fechadas.

Nos modelos automáticos, as medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso. São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens

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Para compor o ranking abaixo, foi utilizado como parâmetro a retomada de 80 a 120 km/h.

Retomada de 80 a 120 km/h (em Drive ou Sport)
Posição Modelo Tempo (em segundos)
Honda HR-V EXL 1.8 AT (gasolina) 7,4
Jeep Renegade Sport 4×4 2.0 AT (diesel) 7,7
Ford EcoSport Freestyle 2.0 AT (gasolina) 7,7
Nissan Kicks SL 1.6 AT (gasolina) 9,0
Renault Duster 4×2 2.0 AT (gasolina) 9,0
Chevrolet Tracker LTZ 1.8 AT (gasolina) 9,7
Ford EcoSport Freestyle 1.6 AT (gasolina) 9,8
Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT (gasolina) 9,9
Suzuki S-Cross 1.6 AT (gasolina) 10,7
Hyundai Tucson 2.0 AT (gasolina) 11,3
10° Jeep Renegade Longitude 1.8 AT (gasolina) 11,6

É interessante notar que mesmo os melhores números de retomadas entre os SUVs compactos são bem inferiores ao dos obtidos em sedãs e hatches médios de preço equivalente.

Isso demonstra que, em termos de motorização, os SUVs compactos estão um passo atrás. São raríssimos os modelos com tecnologias modernas como injeção direta e turbo – o Peugeot 2008 1.6 que aparece na 7ª colocação no ranking acima é o aspirado; o THP só está disponível com câmbio manual, listado mais abaixo.

No caso dos modelos com câmbio manual, a medição é feita sempre em uma única marcha, para neutralizar os efeitos das trocas (cuja rapidez pode variar de acordo com o piloto). Isso gera números consideravelmente mais altos que os obtidos em automáticos.

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Deve-se levar em conta, portanto, as diferenças de tempo entre os modelos e não os tempos absolutos, que sempre serão mais altos que os obtidos na vida real, com reduções e mudanças de marcha.

Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª marcha)
Posição Modelo Tempo (em segundos)
Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT (gasolina) 8,8
JAC T6 2.0 MT (gasolina) 20
Citroën AirCross 1.6 MT (gasolina) 22,5
Jeep Renegade Sport 1.8 MT (gasolina) 22,6
Renault Duster 1.6 MT (gasolina) 24,7
JAC T5 1.5 MT (gasolina) 31,1
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