Ram 1500 TRX é um supercarro com caçamba para andar (muito) rápido na terra
Ela já foi considerada a mais rápida do mundo e é a mais veloz testada por QUATRO RODAS, mas nunca foi e não será vendida de forma oficial no Brasil
Essa picape já foi considerada a mais rápida do mundo, mas já saiu de linha, nunca foi e não será vendida de forma oficial no Brasil. Mas, então, por que a Ram trouxe algumas unidades da 1500 TRX ao país e nos cedeu uma delas para testes?
O motivo oficial, não sabemos. Porém, é possível tirar duas conclusões: a primeira, e mais óbvia, é de que a sua vinda seja para uma demonstração de poder da marca e do modelo; a segunda, é de que ela sirva de estudo para o que poderemos ter por aqui no futuro, com a Ram 1500 RHO. Independentemente do motivo, é uma grata vinda.
Um dinossauro em forma de picape
O sobrenome TRX vem de T-Rex – sim, o tiranossauro rex. E se vê que não é por acaso diante da picape, com visual agressivo (até “assustador”) e porte além do que se espera de uma picape full size, embora sejam apenas 5 cm a mais na altura.
O comprimento se mantém em 5,92 metros, poucos milímetros maior do que a Rebel. Na altura, tão 2,05 metros, o que a impossibilita de entrar em grande parte das garagens residenciais e de prédios, e em shoppings; a largura também contribui para o “perrengue” com seus 2,24 metros, 16 cm a mais do que na Rebel.
Tudo isso acontece por elementos como o capô, que é mais alto e tem aberturas e três pontos de luzes alaranjadas. A largura cresce pelos para-lamas mais “musculosos”, cujas diferenças são notadas por apliques de acabamento colocados ao lado de faróis e lanternas. Por isso, a 1500 TRX perde os Rambox, compartimentos laterais na parte externa da caçamba, presente nas demais 1500.
As rodas de 18 polegadas têm pneus 365/65, e beadlocks, e reforçam a proposta extrema da picape. Ainda de lado, há estribos elétricos, que se tornam disponíveis assim que as portas são abertas. Eles são de grande ajuda, já que são 30 cm de vão livre.
Bruta, mas luxuosa
O painel mantém o layout das demais versões da 1500, assim como o acabamento, de alto padrão, com materiais emborrachados, couro e montagem sem defeitos aparentes. Há uma mistura de preto, vermelho, e fibra de carbono e suede. Uma plaqueta no apoio de braço central identifica a unidade em questão.
Diferentemente da nova Ram 1500, recém-chegada ao Brasil, o quadro de instrumento mistura elementos analógicos a uma pequena tela colorida, mostrando que está menos atualizada. A multimídia tem 12 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
É impressionante a quantidade de porta-objetos da picape. Há um grande compartimento central com abertura em dois níveis, além de acomodações generosas de objetos nas portas e no console – que guarda também o carregador de celular por indução.
Nos equipamentos, o pacote é semelhante ao da 1500 Rebel. Tem teto solar panorâmico, bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e ventilação, câmera 360º e sistemas de auxílio à condução, com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de pontos cegos, entre outros. O sistema de som é da Harman-Kardon, com 19 alto-falantes.
Espaço também é um dos destaques da 1500, inclusive na TRX. Três pessoas viajam tranquilamente no banco traseiro graças à largura da picape e ao assoalho plano. Há saídas de ar-condicionado e quatro portas USB, além de aquecimento para os bancos laterais.
Anda de forma insana e faz barulho viral
A Ram 1500 TRX tem nada menos que o mesmo V8 6.2 Hemi Supercharged do Dodge Challenger Hellcat, mas com 711 cv de potência e 89,9 kgfm de torque, e um câmbio de oito marchas. São números tão absurdos que ela já teve o posto de picape mais potente e rápida do mundo. Depois, a concorrência correu atrás e tomou dela o título.
Falar que a TRX acelera demais, que arranca sorrisos de qualquer um e que empolga, é chover no molhado. Ela deixa isso muito claro para qualquer um que passe por perto dela. Mas, a forma como ela faz isso, parece fora da realidade pelo nível de insanidade.
Para se ter uma ideia, nos nossos testes, ela foi de 0 a 100 km/h em 5 segundos. É, de longe, a picape mais rápida já testada por QUATRO RODAS. A velocidade máxima é de 190 km/h, pouco, mas para dar mais segurança.
Em acelerações mais fortes, a frente empina e a picape dá uma estilingada. Aí vem o que dá ainda mais emoção: o ronco.
O V8 ruge bonito. É um ronco grave, mas rasgado, e é alto. É um carro impossível de se passar despercebido, porque, mesmo nos modos de condução mais tranquilos e em rotações mais baixas, ele ronca alto.
E, além do ruído do escapamento, também há o barulho do supercharger. Aquele barulho agudo que só dá para ouvir na parte da frente do carro e que viraliza em vídeos de Charger e Challenger pelo mundo. É uma sensação diferente de qualquer motor turbo ou aspirado.
Nos nossos testes, a 1500 TRX fez as médias de 4,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada. Isso na forma mais econômica, pois, se você andar com diversão, fará algo perto dos 3 km/l sem nenhum esforço. Mas, convenhamos: o consumo seria a última preocupação de um dono de TRX.
A caçamba é grande, tem seus 1200 litros, como a Rebel. Mas capacidade de carga é menor, de 594 litros, menos do que uma Fiat Toro pode levar. Mas esse passa longe de ser o foco desse carro. A capacidade de reboque é de 3,67 toneladas.
Tira os “pés” do chão
Além das acelerações, a 1500 TRX também tem uma suspensão impecável. É um conjunto bem confortável para cidade, tem um balanço suave, mas demonstra sua robustez com braços de controle de alumínio forjado e amortecedores ativos da Bilstein.
Buraco, valeta, lombada? Ela nem se preocupa e, dependendo da velocidade, passa sem transmitir qualquer solavanco para a cabine.
Em velocidades mais altas no asfalto, como em uma rodovia, dá para sentir uma vibração vinda dos pneus, que são focados para o fora-de-estrada. Mas não afetam o conforto.
Inclusive, é no off-road que essa picape se sente à vontade, é para isso que ela foi feita, para andar em altas velocidades na terra, como em um rally. Ela corre e salta como uma atleta olímpica. O curso da suspensão traseira, por exemplo, tem longos 33 cm.
Quando a picape detecta que todas as rodas saíram do chão, um sistema atua em vários parâmetros automaticamente pra garantir uma aterrissagem mais confortável e segura.
A direção é pesada, bem de acordo com o tamanho e o peso da TRX, que, inclusive, pesa quase 2.900 kg. Mas é preciso ter cuidado nas curvas mais fechadas. A sensação não é muito boa e ela parece querer sair de frente, a carroceria tomba um pouco mais. Não abusemos.
Para fechar, tem os modos de condução, com para terra, areia, neve, pedra e o TRX, que se prepara para as situações mais extremas possíveis.
Quanto custa e o que vem por aí?
A Ram 1500 TRX não tem preço. Pelo menos não oficial. Mas existem unidades importadas de forma independente e à venda. Nesse caso, algumas são comercializadas por valores perto de R$ 1,2 milhão, até R$ 1,6 milhão.
É caro, mas um preço bem na média pelo carro que é e pela exclusividade, já que não teremos mais por aqui. Esse carro saiu de linha nos EUA e é exclusivo até lá. Quando foi lançada, alguns anos atrás, as 702 unidades da série de lançamento foram vendidas em menos de três horas.
Por fim, se não tivemos a TRX de forma oficial, talvez tenhamos a sua sucessora, a RHO. A diferença é que ela é equipada com um motor de seis cilindros biturbo, com 540 cv. Mas é ainda mais rápida do que a TRX.
Teste – Ram 1500 TRX
Aceleração
0 a 100 km/h: 5 s
0 a 1.000 m: 24,9 s – 189,2 km/h
Velocidade máxima: n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,4 s
D 60 a 100 km/h: 3 s
D 80 a 120 km/h: 3,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 16,8/29,5/66,9 m
Consumo
Urbano: 4,1 km/l
Rodoviário: 5,9 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 44,6/72,1 dBA
80/120 km/h: 60,4/67,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.400 rpm
Volante: 2,7 voltas
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 35 °C; umid. relat., 35%; press., 760 kPa.
Ficha técnica – Ram 1500 TRX
Motor: gas., diant., longitudinal, 32 V, 6.116 cm³, 711 cv, 89,8 kgfm
Câmbio: aut., 8 marchas, tração 4×4 automática
Direção: elétrica
Suspensão: independente com duplo triangulo sobrepostos (diant.), eixo rígido (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 325/65 R18
Dimensões: compr., 591,6cm; larg., 223,5 cm; alt., 205,4 cm; entre-eixos, 368,5 cm; peso, 2.880 kg; capac. de carga, 594 kg; reboque, 3,67 toneladas