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Ram 1500 V6 diesel: uma picape americana por menos de R$ 200.000

A picape com motor V6 e 243 cv chega em 2017 para esquentar o segmento das versões top de linha

Por Péricles Malheiros, de Auburn Hills (EUA)
Atualizado em 28 mar 2017, 13h37 - Publicado em 21 out 2016, 20h06
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  • A família Ram vai crescer com a irmã menor da 2500
    A família Ram vai crescer com a irmã menor da 2500 (Divulgação/Quatro Rodas)

    O Grupo FCA, por meio da Ram, está de olho no segmento das picapes top de linha por aqui. Para entrar na briga com Ranger, Amarok, S10 e principalmente Hilux, a Ram 1500 começa a arrumar as malas para vir ao Brasil fazer companhia à Ram 2500, mais cara.

    Como tínhamos a missão de ir até a sede da FCA, nos Estados Unidos, para conhecer a Chrysler Pacifica, aproveitamos para tomar contato também com a picape que deve desembarcar por aqui até o segundo semestre de 2017. Lá, avaliamos a 1500 com o novo motor V6 a diesel, o mais cotado para equipar a nossa Ram.

    O motor, aliás, tem gerado polêmica na FCA. “A matriz insiste no envio do movido a gasolina, similar ao da minivan Pacifica. Mas nada está definido”, afirma uma fonte ligada à filial brasileira. Então, vamos às impressões…

    É bom deixar claro que, apesar das duas Ram utilizarem carrocerias semelhantes, há diferenças significativas entre a 2500 e a 1500.

    Para começo de conversa, o motor seis cilindros 6.7 turbodiesel Cummins com 330 cv e colossais 104 mkgf de torque da 2500 é substituído pelo V6 3.0 fornecido pela VM Motori, empresa italiana que pertence ao Grupo FCA desde 2011. Ele é bastante semelhante ao motor turbodiesel que equipa o Grand Cherokee no Brasil, com 243 cv e 58 mkgf de torque máximo.

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    São 5,81 m - ou 48 cm maior do que uma Hilux
    São 5,81 m – ou 48 cm maior do que uma Hilux (Divulgação/Quatro Rodas)

    Com 5,81 m de comprimento ante 6,03 m, a Ram 1500 é 22 cm menor. Ela usa suspensão independente duplo A no eixo dianteiro e five-link com eixo de torção no traseiro, enquanto a 2500 tem eixo rígido na frente e atrás. As suspensões, aliás, são a principal explicação para a enorme diferença de capacidade de carga: 1.050 kg na 2500 e 603 kg na 1500.

    No peso total, o degrau também é elevado: respectivamente, 3.410 kg e 2.549 kg. Para efeito de comparação, uma Toyota Hilux SRX, que custa R$ 189.970, tem 2.090 kg e 45,9 mkgf de torque, com uma relação peso/torque de 45,53 kg/mkgf. Na Ram 1500, a mesma relação indica 43,94 kg/mkgf.

    Mas a capacidade de carga da Hilux é maior, 1.000 kg. Isso traz outra vantagem à Ram: seu motorista pode usar uma habilitação comum e não a tipo C, exigida pela 2500. E por outro lado, a Ram está homologada para rebocar mais peso que a Hilux – algo importante no mercado americano.

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    O fato de ter DNA americano (ainda que seja fabricada em Toluca, no México) joga a seu favor no conforto. Se as picapes médias cobram o preço da robustez e da capacidade de carga com uma rodagem quase sempre saltitante, a Ram 1500 coloca o bem-estar dos ocupantes em primeiro lugar.

    Motorista e passageiro dianteiro da 1500 sentam em bancos tão largos quanto poltronas e ainda sobra espaço para um console central com capacidade quase tão grande quanto o porta-malas de um Fiat Mobi – chega a exigir certa dose de contorcionismo do motorista para acessar o porta-luvas.

    RAM 1500

    Atrás, há espaço suficiente para três adultos se acomodarem sem esbarrões: da cabeça no teto, das pernas nos bancos dianteiros e até de ombros com o vizinho. Difusores de ar-condicionado e tomada 12V independente servem os convidados.

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    Barreira do som

    Para o motorista, a percepção de conforto chega a ser exagerada. Não se escuta ou sente o motor trabalhando até que você pise mais no acelerador. Com oito marchas, o câmbio automático reduz rapidamente e eleva os giros do motor ao máximo. Ainda assim, o fôlego diminui conforme ganha velocidade.

    O que parece é que esta picape foi feita para se dirigir em longas retas em velocidade constante, com os diversos porta-copos devidamente ocupados, bem ao estilo americano. A direção é leve e de respostas lentas, combinando com a suspensão, que filtra bem qualquer irregularidade do asfalto, mas anestesia as reações da carroceria.

    A única coisa rápida é a resposta do controle de estabilidade: basta entrar em uma curva mais veloz para que o ESP entre em ação antes mesmo dos pneus se dobrarem.

    Ram 1500

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    Em termos de catálogo, a Ram 1500 Laramie é a versão mais cotada para virao Brasil. “Ela é a que pode permitir uma configuração cujo preço fique abaixo dos R$ 200.000”, diz a nossa fonte brasileira.

    Mesmo se tratando de uma versão intermediária, o conteúdo da Laramie não foge muito ao que se vê na 2500 Limited (top de linha nos EUA). Tem central Uconnect com tela de 8,4 polegadas com GPS e dez alto-falantes e um subwoofer, câmera e sensores de ré, chave presencial e bancos de couro premium, com ajustes elétricos, ventilados e aquecidos – como o volante.

    Pelo preço e por todo o conforto, a 1500 poderia deixar o comprador de picapes de luxo em dúvida. Mas só aqueles cuja garagem comporte uma locomotiva de 5,82 m de comprimento por 2,01 m de largura.

    Veredicto

    Caso o plano da Ram se concretize e a 1500 chegue com motor diesel e preço competitivo, a concorrência poderá ver nela, uma ameaça real. Descomunal, o status é seu forte. Pesa contra o porte da rede, com só 50 concessionárias.

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    Ficha Técnica – Ram 1500 V6 diesel

    Motor diesel, dianteiro, V6, 24V, 16,5:1; 2.988 cm3; turbo; injeção direta; 243 cv a 3.600 rpm, 58 mkgf de 2.000 rpm
    Câmbio automático, 8 marchas, tração 4×4
    Direção elétrica
    Suspensão independente e duplo A (diant.) e five link (tras.)
    Freios discos ventilados
    Pneus 275/60 R20
    Dimensões comprimento, 581,6 cm; altura, 190,2 cm; largura, 201,7 cm; entre-eixos, 356,9 cm; peso, 2.549 kg
    Capacidade de carga 603 kg
    Tanque de combustível 98 l
    Preço R$ 200.000 (estimado)
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