Por Péricles Malheiros
16 147 km
Assim que notamos a vibração excessiva nas arrancadas, fomos até a Fukuda Motorcenter, oficina responsável pelo desmonte dos carros de Longa Duração. Depois de dar uma volta no quarteirão com o Up!, o técnico Yutaka Fukuda já tinha um palpite: “Tá com jeito de coxim quebrado”, disse. De volta à oficina, nosso Up! foi para o elevador. Ao volante, Yutaka soltou a embreagem apenas o suficiente para iniciar o movimento das rodas. Debaixo do carro suspenso, um outro mecânico falou: “Acertou na mosca, coxim inferior. Não dá para ver o ponto exato onde está o problema da peça, mas o conjunto está vibrando excessivamente”.
Além de garantir o correto alinhamento do motor em relação ao câmbio, os coxins funcionam como absorvedores de trepidações e também como limitadores dos movimentos naturais do motor em relação à carroceria. Saímos da oficina e fomos para a rede autorizada Volkswagen. Na Marte Veículos, o repórter visual Eduardo Campilongo pediu apenas a verificação de um barulho. “No elevador, o técnico adotou o mesmo procedimento de Yutaka e chegou quase à mesma conclusão”, diz Eduardo. “O coxim inferior parece estourado. Mas preciso retirá-lo do carro para dar um laudo definitivo”, disse o consultor.
Deixamos nosso Up! na Marte. No mês que vem a gente conta o que aconteceu por lá.
Consumo
No mês: 9,5 km/l com 28,1% de rodagem na cidade
Desde jun/14: 9,7 km/l com 43,6% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
No mês: 9,5 km/l com 28,1% de rodagem na cidade
Desde jun/14: 9,7 km/l com 43,6% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
Gastos no mês
Combustível: R$ 885