36004 km
Depois que o Smart Fortwo teve um de seus pneus inutilizado por falhas no alinhamento da direção, proporcionando um prejuízo de 490 reais, resolvemos não correr o mesmo risco com o Chevrolet Agile, que há meses chiava em qualquer curva, especialmente as feitas para a direita, mesmo em baixa velocidade. Tudo indicava problemas no alinhamento, comprovados por mais uma visita à oficina Quadrelli, especialista nesse serviço.
Até poderíamos ter arriscado realizar o alinhamento em uma outra concessionária Chevrolet antes de pedir a correção do problema à oficina, porém o Agile tinha acabado de sair de uma revisão programada e não enfrentou buracos ou problemas que pudessem ter tirado o carro de prumo. Vale dizer, também, que a queixa sobre a cantoria dos pneus em curvas é antiga.
Na Quadrelli, a convergência total do conjunto de suspensão do Agile foi colocada dentro dos limites previstos pela fábrica, ainda que a roda traseira esquerda, por falta de possibilidades de ajuste, tenha continuado fora das especificações. Isso parece ter sido suficiente para sanar o defeito. Segundo todos aqueles que dirigiram o carro depois da visita à oficina, os pneus do Agile desistiram de fazer carreira no coral.
A ocorrência de tantos problemas com alinhamento nas concessionárias causa preocupação, especialmente pela cada vez mais comum terceirização dos serviços por parte das autorizadas. No que se refere ao Agile, seria a solução da cantoria o começo de um período de calmaria com o Chevrolet? Assim esperávamos até o carro enfrentar chuvas mais fortes na estrada. Segundo o editor Péricles Malheiros, basta qualquer lâmina d’água para que os pneus mostrem dotes de surfista – o hatch tem uma grande tendência a aquaplanar. Com a chegada do verão e das chuvas, o sinal de alerta já está acionado.
Consumo
No mês (26,8% na cidade): Álcool – 8,2 km/l
Desde mar/10 (31,4% na cidade): Álcool – 8 km/l