O Ford Territory 2024 está completamente diferente. Ainda é um SUV médio fabricado na China, mas agora, enfim, pode considerar Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Jeep Compass e VW Taos seus rivais diretos, mesmo que seja maior e tenha apenas uma versão. O Ford Territory Titanium custa R$ 209.990 e não tem aumento ou redução desde o seu lançamento, em agosto de 2023.
O novo Territory 2024 também foi criado pela joint venture entre a Ford e a JMC (Jiangling Motor Corporation), parceiras há quase 30 anos. Mas houve uma grande evolução de uma geração a outra.
O antigo visual inspirado no Range Rover Evoque ficou para trás, assim como grande parte dos exageros que cometia no acabamento, com plásticos brilhantes e muitos botões.
Por fora, o novo Territory segue o estilo dos Ford Kuga e Escape, com grade dianteira hexagonal interligando as luzes diurnas e setas. Os faróis de facho alto, baixo e de neblina ficam em blocos logo abaixo. A traseira traz lanternas com o mesmo formato do Kuga. E o nome do carro entre elas.
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No geral, a carroceria tem o típico perfil de SUV. Tão típico que a comparação com os Caoa Chery Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 é inevitável. Mesmo sendo vendido apenas com cinco lugares, o novo Territory conta com entre-eixos 1 cm maior que o do Tiggo 8 e 5 cm maior que o do Tiggo 7 Pro, totalizando 2,72 m. O comprimento total é de 4,63 m.
O porta-malas tem 448 litros, o que é um ganho frente aos 420 litros do antecessor, mas menor que os 475 litros do Tiggo 7 Pro ou, principalmente, com os 498 litros do Taos. Só supera os 420 litros do Jeep Compass. E como a turma dos SUV médios topo de linha, o Territory tem tampa do porta-malas com abertura elétrica.
Na cabine, a primeira coisa que chama atenção é o tom azul predominante, presente até nas colunas. Há partes pretas e mantiveram algumas peças imitando madeira. O novo painel segue o estilo da Mercedes e destaca as duas telas de 12,3” integradas em uma mesma moldura. Elas exibem melhor as informações.
A central ganhou Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas a operação da tela é dificultada pela distância: o motorista, relaxado pela direção com ajuste de profundidade e com os bancos dianteiros elétricos e ventilados, precisa se esticar para tocar na tela.
Mesmo os maiores passageiros têm espaço para cruzar as pernas no banco traseiro sem raspar no dianteiro. O assoalho é plano e o console central com saídas de ar e uma porta USB não rouba espaço. A cabine larga permite que três ocupantes viajem ali atrás com algum conforto.
O Ford Territory traz motor 1.5 turbo com injeção direta a gasolina – ou seja, não tem motor flex. É o mesmo bloco do modelo antigo, mas funcionando em ciclo Otto (em vez de Miller, que prioriza a eficiência). Com isso, seus números passaram de 150 cv e 22,9 kgfm para 169 cv e 25,5 kgfm às mesmas 1.500 rpm.
O câmbio CVT com simulação de oito marchas deu lugar a um de dupla embreagem com sete marchas. É uma caixa banhada a óleo, fornecida pela Getrag-Magna (fabricante dos Powershift) e é da mesma família da caixa usada pelos Chery.
Novo Ford Territory é melhor que o antigo?
O consumo melhorou um pouco, de 9,3 km/l para 9,6 km/l no ciclo urbano e de 11,5 km/l para 11,8 km/l no rodoviário, enquanto o tempo de 0 a 100 km/h caiu de 10,8 s para 10,3 s.
Mas como fica o desempenho e o consumo do Ford Territory na comparação com seus concorrentes, os Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Jeep Compass e VW Taos? Confira a seguir:
Teste Quatro Rodas, gasolina | Ford Territory Titanium | VW Taos Highline 1.4T | Jeep Compass Limited 1.3T | Caoa Chery Tiggo 7 1.6T |
Aceleração | ||||
0 a 100 km/h | 10,3 s | 10,2 s | 10,3 s | 8,8 s |
0 a 1.000 m | 31,7 s – 168,2 km/h | 31,2 s – 169,6 km/h | 31,7 s – 165,1 km/h | n/d |
Velocidade máxima* | 180 km/h | 194 km/h | 205 km/h | n/d |
Retomadas | ||||
D 40 a 80 km/h | 4,4 s | 4,3 s | 4,4 s | 3,4 s |
D 60 a 100 km/h | 5,4 s | 5,6 s | 5,7 s | 4,1 s |
D 80 a 120 km/h | 7,6 s | 4,3 s | 7,1 s | 5,5 s |
Frenagens | ||||
60/80/120 km/h a 0 | 14/25/58,2 | 13,6/25,2/54,5 m | 14,8/26,9/61,3 m | 15,5/27,6/61,5 m |
Consumo | ||||
Urbano | 9,6 km/l | 11,4 km/l | 9,3 km/l | 9,9 km/l |
Rodoviário | 11,8 km/l | 14,3 km/l | 13 km/l | 14,4 km/l |
Ruído interno | ||||
Neutro/RPM máx. | 40,5/60,2 dBA | 38,3/63,6 dBA | 46,2/65,7 dBA | 38,8/67,7 dBA |
80/120 km/h | 62,9/69,8 dBA | 62,9/67 dBA | 63,8/67,7 dBA | 54,3/69,1 dBA |
Aferição | ||||
Velocidade real a 100 km/h | 95 km/h | 98 km/h | 97 km/h | 95 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em D | 1.900 rpm | 1.750 rpm | 1.800 rpm | 1.700 rpm |
Preço | R$ 209.990 | R$ 212.480 | R$ 215.890 | R$ 179.990 |
Desempenho do Ford Territory 2024?
O comportamento letárgico, de fato, ficou para trás. O centro de desenvolvimento da Ford no Brasil cuidou de calibrar a mecânica, os freios e a suspensão para o Brasil e
isso fez diferença.
Motor e câmbio têm ajuste exclusivo para a forma como os brasileiros dirigem e ainda podem variar entre quatro modos: Eco, Normal, Serra e Sport. Conjuntos de suspensão e direção também foram devidamente calibrados para o Brasil. A troca dos modos é feita apenas pela central multimídia.
O motor responde melhor, o ganho parece superar os 19 cv, e faz o SUV da Ford ser ágil enquanto o câmbio faz trocas suaves e imperceptíveis na condução normal e reduz rápido quando é exigido.
Mas o conjunto ainda não está perfeito: acoplamento da embreagem ainda hesita um pouco nas saídas e o motor poderia ser mais vigoroso em retomadas na estrada. Mas o que realmente ainda faz falta, porém, é a opção de trocas sequenciais – não tem borboletas ou botões. O peso da direção até aumenta conforme a velocidade, mas ainda é um pouco leve.
A suspensão é confortável e confere uma dinâmica interessante, quase neutra. Contudo, segue transmitindo as pequenas imperfeições do piso sem cerimônia. A grande diferença agora é que desavisados serão pegos de surpresa pelo isolamento acústico da cabine, a falta de ruído e vibração do motor e também pelo fato de ser um Ford feito na China. Quem diria.
Como estão as vendas do Ford Territory?
De janeiro a dezembro de 2023, o Ford Territory teve 1.324 unidades emplacadas no Brasil. Destas, 593 foram emplacadas entre setembro e dezembro, após o lançamento da nova geração. Para efeito de comparação, só em janeiro de 2024 510 unidades foram emplacadas, um crescimento substancial nas vendas.
Ficha técnica – Ford Territory Titanium 2024
Preço: R$ 209.990
Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, turbo injeção direta, 16V, 1.490 cm³, 169 cv a 5.500 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, dupla embreagem, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) / disco sólido (tras.)
Pneus: 235/50 R19
Peso: 1.740 kg
Dimensões: comprimento, 463 cm; largura, 193,5 cm; altura, 170,6 cm; entre-eixos, 272,6 cm; porta-malas, 448 l; tanque de combustível, 60 l