Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mais forte que R8, Audi e-tron S Sportback é SUV elétrico que faz drift

Dono do maior torque da história da Audi, o e-tron S Sportback faz drift enquanto dá um show de iluminação e segurança

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 dez 2021, 17h34 - Publicado em 4 nov 2021, 16h57

A apresentação do Audi E-tron S Sportback parece até a gravação de um filme, já que o modelo dá um show de luzes com efeitos especiais, aposta em muitas câmeras para não perder nenhum ângulo e promete muita ação com o nada modesto conjunto mecânico.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Para levar o carro de cinema para casa, porém, a sua conta bancária precisará ser tão extensa quanto um filme de Peter Jackson: ele sai por R$ 799.990. 

audi e-tron s sportback
Traseira tem linhas de cupê e belas lanternas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Seguindo a ordem antes do claquete, começaremos pelas luzes. Além das belas e características linhas do modelo, com a traseira de cupê e a dianteira agressiva marcada pela enorme grade, a iluminação é a cereja do bolo.

Atrás, as lanternas de LED vão de um lado a outro e fazem uma dança ao serem acesas e apagadas. As setas também são dinâmicas, e as luzes correm para o lado indicado.

Continua após a publicidade

 

audi e-tron s sportback
Visual all black é de série, mas há outra opção (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quando as portas são abertas, o nome e-tron é projetado no chão. Mas, do lado de fora, quem se destaca são os faróis. Equipados com LEDs matriciais, eles têm funcionamento dinâmico e se adaptam às condições de rodagem, iluminando curvas, placas, pessoas, animais e desviando o facho caso outro veículo venha no sentido contrário.

É possível notar a iluminação se adaptando o tempo todo para ser mais eficiente. Além disso, os faróis também fazem projeções, como setas à frente do veículo em movimento.

Audi e-tron S Sportback
Apenas o logo “S”, na parte esquerda da tampa do porta-malas, identifica o modelo na traseira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quando o carro é aberto ou desligado, animações são projetadas à frente, como em uma parede. Por dentro, há 30 opções de cores para a iluminação ambiente e possíveis combinações.

Existem câmeras por todos os lados no e-tron S. As mais básicas mostram os arredores do veículo em diferentes visualizações, como vistas laterais, dianteiras, traseiras ou aéreas, em 360o. Nestas, também é possível escolher pelo modo 3D, que simula uma imagem do veículo no ambiente externo, repetindo até as luzes acesas no momento para deixar tudo ainda mais real.

audi e-tron s sportback
Interior de traços limpos tem ótimo acabamento, com materiais emborrachados e misto de texturas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para mais segurança, o sistema de visão noturna detecta animais e/ou pessoas em ambientes com pouca iluminação através de uma câmera de calor, indicando ao motorista o potencial risco.

Continua após a publicidade

Isso é um opcional de R$ 21.000. Outro opcional, de R$ 15.000, é a substituição dos espelhos retrovisores por câmeras. Este, porém, se mostra uma tecnologia que pode mais atrapalhar do que ajudar.

audi e-tron s sportback
Bancos vermelhos são exclusividade da versão S, assim como o formato mais esportivo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As imagens são apresentadas nas portas, em uma posição que pode levar alguns dias até que o motorista se acostume. Além disso, o ângulo de visão é limitado e não é possível dar aquela esticada no pescoço para ver além.

Caso o sol bata nas câmeras, a visão também fica prejudicada. O bom e velho espelho continua sendo a melhor opção – e aí está a vantagem de o item ser um opcional.

audi e-tron s sportback
Retrovisores digitais mostram as imagens em telas instaladas nas portas, por dentro, mas são opcionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não por acaso, o melhor fica por último: a ação. O e-tron S Sportback é equipado com nada menos do que três motores elétricos, dois posicionados no eixo traseiro e um na dianteira, que somam 503 cv de potência.

O torque impressiona: são 99,2 kgfm, número tão grande que faz dele o maior torque da história em um modelo de produção da Audi. Em situações comuns de rodagem, são os dois motores traseiros que comandam.

Continua após a publicidade
audi e-tron s sportback
Imagens dos retrovisores têm boa definição, mas os tradicionais espelhos ainda são melhores (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O dianteiro só é ativado caso o motorista exija mais desempenho ou o veículo perceba a necessidade por falta de tração. Por falar em tração, no e-tron S ela é integral com sistema elétrico, sem diferencial mecânico. Já a suspensão é a ar e adaptativa.

Na prática, as credenciais fazem a dirigibilidade do modelo ser impecável, com direção direta, ajustes firmes na suspensão (mas sem prejudicar o conforto) e acelerações estúpidas.

Audi e-tron s sportbacK
Espaço frontal de 60 litros abriga o carregador doméstico e deixa os componentes do motor espremidos pelos cantos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nossos testes, o e-tron S Sportback foi de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, 1 segundo mais lento do que um R8. Ele só não é mais rápido porque é muito pesado: são 2.805 kg a serem movimentados pelos potentes motores. A autonomia declarada é de 380 km.

Só que ele não foi feito apenas para ser um esportivo de reta, e a própria Audi garante isso. Com o modo Dynamic selecionado e o controle de estabilidade no nível Sport, é possível fazer as curvas de lado, o famigerado drift.Portanto, caso você torça o nariz para SUVs e/ou para elétricos, vale repetir: o e-tron S é um SUV esportivo e elétrico que faz drift. E faz isso muito bem, diga-se de passagem.

Audi e-tron S Sportback
Rodas de 21 polegadas têm desenho emprestado do RSQ8 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

RAPAZ DE FAMÍLIA

Mesmo com números tão expressivos que fazem dele um legítimo esportivo, o e-tron S também é um modelo familiar e de luxo.

Continua após a publicidade

Além dos equipamentos, como quadro de instrumentos digital, central multimídia, ar-condicionado de quatro zonas com telas sensíveis ao toque dedicadas aos comandos, sistemas semiautônomos de condução e os itens de iluminação e câmeras já ditos, o interior do alemão mostra muito luxo.

audi e-tron s sportback
O interior é espaçoso e quem vai atrás tem direito até a controle próprio de ar-condicionado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O painel tem traços simples mas elegantes e materiais emborrachados por toda parte. A porção central do painel, texturizada, é exclusividade do e-tron S, assim como o volante de base achatada e os bancos esportivos, com encosto embutido, e que podem ser revestidos de couro vermelho.

Por fora, as rodas de 21 polegadas são exclusivas e logotipos, frisos e grades são pretos. Quem não gostar do visual all black, pode optar pelos elementos cromados.

audi e-tron s sportback
Porta-malas tem nada menos do que 555 litros e a tampa tem abertura elétrica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A vocação familiar fica evidente no espaço. O banco traseiro acomoda com folga duas pessoas, com direito a cortinas nas janelas. Uma terceira até pode ir, já que o túnel central é baixo, mas o console invade o espaço das pernas.

Um porta-malas na dianteira leva 60 litros, enquanto o traseiro comporta generosos 555 litros. Dá para deixar o dianteiro só para o carregador doméstico mesmo.

Continua após a publicidade

Veredicto

Um SUV elétrico que pode levar a família para jantar ou se divertir nas pistas. Quem busca versatilidade e diversão, e tem muito dinheiro, estará bem servido.

Ficha Técnica – Audi E-Tron S Sportback

Motores: três elétricos (1 diant., 2 tras.), 503 cv, 99,2 kgfm
Baterias: íons de lítio, 95 kWh
Recarga: 40 minutos em DC (150 kW), 4h25 em AC (22 kW)
Autonomia: 380 km
Câmbio: automático, uma marcha, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado
Pneus: 285/40 R21
Dimensões: compr., 490,2 cm; larg., 281,9 cm; alt., 161,5 cm; entre-eixos, 292,8 cm; porta-malas, 60 l (diant.) e 555 l (tras.)

TesteAudi E-Tron S Sportback

Aceleração
0 a 100 km/h: 4,5s
0 a 1.000 m: 23,8 s – 204,6 km/h
Velocidade máxima: 210 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 1,8 s
D 60 a 100 km/h: 2,3 s
D 80 a 120 km/h: 2,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,2/22,8/53,2 m
Consumo
Urbano: 3,5 km/kWh
Rodoviário: 3 km/kWh
Ruído interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 60,2/64,3 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 7a marcha: –
Volante: 2 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 799.990
Garantia: 4 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 31 °C; umid. relat., 55%; press., 1.013 kPa

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.