Por que o start-stop está funcionando cada vez menos no Jeep Compass?
Bateria do Jeep Compass começou a dar indícios de que está no fim de sua vida útil e isso pode aumentar o consumo do carro
Nos carros mais novos, até o alternador tem uma inteligência para funcionar na hora certa. A estratégia é fazer com que funcione apenas em momentos que impactem menos no desempenho do motor, como em desacelerações e frenagens ou em momentos pontuais de aceleração constante.
No Jeep Compass, assim como em alguns outros carros, é possível acompanhar isso pelo computador de bordo. A tensão a 12,3 volts indica que o carro está por conta da energia da bateria, mas quando está carregando a tensão sobe até 14,4 volts.
Essa gestão da bateria também é importante para garantir o funcionamento do start-stop. O carro simplesmente não vai permitir que o motor desligue em paradas rápidas se a carga da bateria não estiver em um nível mínimo. E foi isso o que começou a chamar a nossa atenção no último mês.
Em situações de trânsito intenso, com repetidas paradas, o Compass eventualmente apresenta na tela que o start-stop não foi ativado devido ao nível de carga na bateria. Quer dizer que a reserva da bateria, hoje, suporta o sistema por menos tempo do que antes, exigindo um intervalo menor entre as recargas. Se o alternador passa a atuar por mais tempo, é possível que o motor passe a consumir mais até a troca.
Mas será que a bateria do nosso Jeep está ruim? Para tirar a dúvida, paramos em uma loja de baterias. O teste com o equipamento que simula a demanda da partida apontou que a bateria do carro, uma Moura de 72 Ah ainda original de fábrica, está boa mas bem próxima do limite de sua operação ideal. É aí que vem o maior ônus dos carros mais novos: o preço da bateria, especial por permitir recargas e descargas mais rápidas. A mesma Moura que veio no carro custaria R$ 950, já a convencional equivalente custa R$ 650.
Jeep Compass – 76.782 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.685 |
Consumo: | No mês: 8,5 km/l com 34,9% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,7 km/l com 33,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |