Longa Duração: Fiat Strada 1.3 ganha desempenho após ida à concessionária
Submetemos nossa Fiat Strada a um novo teste de desempenho após reprogramação do motor: ainda não está tão ágil quanto poderia ser
O estranhamento com o desempenho da Fiat Strada Volcano não foi sem motivos. Às vésperas do fechamento da última edição, levamos a picape à concessionária para investigar o que poderia estar acontecendo.
Não encontraram problemas ao passar o scanner, mas reprogramaram o módulo do motor 1.3. A impressão foi de que alguns dos 101 cv gerados pelo motor com gasolina (combustível padrão dos nossos testes) voltaram ao trabalho. Faltava comprovar isso na pista de testes.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Se aos 1.000 km a Strada havia demorado 15,5 segundos para chegar aos 100 km/h – 2,4 s mais lenta que a unidade da própria Fiat testada no lançamento –, no novo teste, aos 5.000 km, conseguiu reduzir a diferença para 0,9 segundo.
Houve melhora, também, nos tempos de retomada, que era quando o motor dava ainda mais sinais da falta de fôlego. A retomada de 40 a 80 km/h passou a ser feita em 8 s, 0,2 s mais lento que o carro da fábrica, mas 0,4 s mais rápido que no teste anterior, por exemplo. O tempo das outras medições também se aproximam mais do carro da fábrica do que do nosso aos 1.000 km.
Houve piora no consumo rodoviário, porém: passou dos 16,7 km/l para 16,3 km/l e ficou ainda mais distante dos 17 km/l do carro da fábrica. No ciclo urbano repetiu 11,3 km/l.
Falando em rodovia, agora o motor 1.3 8V também está menos áspero no uso, o que é ainda mais notável em motor que beira 4.000 rpm em quinta marcha a 120 km/h.
As medições de ruído comprovam isso: em ponto morto, baixou dos 41,5 para 40,9 dB; a 120 km/h, dos 76,3 para 75,3 dB; e em rotação máxima, dos 70,8 para 69 dB.
Em nosso canal (youtube.com/quatrorodas) resumimos os primeiros defeitos da Strada. E foi graças aos comentários que notamos que alguns logotipos dela estão tortos.
Números de desempenho
1º Teste 1.000 KM | Novo Teste 5.000 KM | |
0 a 100 km/h (s) | 15,5 | 14 |
a 1.000 m (s) | 37,1 | 35,6 |
3a 40 a 80 km/h (s) | 8,4 | 8 |
4a 60 a 100 km/h (s) | 13,7 | 13,1 |
5a 80 a 120 km/h (s) | 24,1 | 22,3 |
Cons. urbano (km/l) | 11,3 | 11,3 |
Cons. rodoviário (km/l) | 16,7 | 16,3 |
Nova Fiat Strada – 6.749 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.536 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.507 |
Consumo: | No mês: 11,3 km/l com 24,2% de rodagem na cidade Desde fev/21: 11,5 km/l com 32,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital