Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Onix Plus recebe peça paralela a preço de original na revisão de 60.000 km

Chevrolet Onix Plus rompe a barreira dos 60.000 km com parada na oficina. Uso de filtro não genuíno e troca das pastilhas de freio se repetem

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 set 2021, 08h37 - Publicado em 23 set 2021, 08h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Onix Plus
    Quilometragem redonda ao chegar à concessionária (Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

    Nosso carro chegou à concessionária Primarca de São Caetano do Sul (SP) com o hodômetro cravado nos 60.000 km. Deu até aquela sensação satisfatória. O sedã é o primeiro carro da nossa frota a avançar a essa nova etapa do teste, que agora vai até 100.000 km, e teve a devida manutenção preventiva.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    O serviço de 60.000 km não reserva nada de especial. Além da troca do óleo e dos filtros de óleo e combustível, é feita a troca do fluido de freio, preconizada a cada 20.000 km. O filtro de ar do motor é substituído a cada 40.000 km e as velas, só aos 100.000 km.

    O serviço custa R$ 744 no site da fabricante, mas nos custou R$ 769. Ao dar entrada, o técnico quis empurrar o de sempre: lavagem técnica do motor, kit lubrificação e até aditivo do radiador. Negamos, mas pedimos alinhamento e balanceamento, ao custo de R$ 194.

    Onix Plus
    Onix Plus estreia o serviço de 60.000 km (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Já sabíamos, porém, que a concessionária recomendaria a substituição das pastilhas de freio dianteiras. Isso até poderia estar previsto no plano de revisão, pois, novamente, duraram 30.000 km. Custou mais R$ 579 de peças e R$ 125 de mão de obra.

    Publicidade

    A surpresa foi a concessionária recomendar a retífica dos discos (R$ 180) para assentar melhor as pastilhas. É menos que os R$ 840 dos discos novos. Surpreende ver concessionária recomendar isso, porém aceitamos.

    De acordo com a Chevrolet, “permite processo específico de reacabamento do rotor do freio em determinados casos, desde que esteja de acordo com os parâmetros descritos no manual de reparações disponível na rede de concessionárias. Caso contrário, a substituição dos discos se faz necessária.”

    Publicidade

    A conta fechou em R$ 1.947, além de R$ 100 do filtro de cabine (anti-pólen). Caro: a peça genuína da GM costuma custar entre R$ 70 e R$ 80. Pior que pagar mais caro foi descobrir, na checagem da revisão, na Fukuda Motorcenter, que mais uma vez uma concessionária Chevrolet instalou um filtro paralelo, de fabricante genérica.

    Procurada sobre este caso em específico, a GM se limitou a dizer que “possui o filtro antipólen como peça genuína para o Chevrolet Onix”. Então fica a dica: mesmo levando seu carro na concessionária, um representante da fabricante, é bom ficar de olho para saber se estão usando as peças do próprio fabricante.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Chevrolet Onix Plus – 60.474 km

    Ficha técnica:
    Versão: Premier 1.0 12V Turbo
    Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
    a 2.000 rpm
    Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.012
    Gasto no mês: Combustível: R$ 740,11
    Revisão: R$ 769
    Freio: R$ 884
    Consumo: No mês: 15,6 km/l com 37,3% de rodagem na cidade
    Desde dez/19: 13,3 km/l com 29,5% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    CAPA quatro rodas setembro edição 749
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.