Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Onix Plus recebe peça paralela a preço de original na revisão de 60.000 km

Chevrolet Onix Plus rompe a barreira dos 60.000 km com parada na oficina. Uso de filtro não genuíno e troca das pastilhas de freio se repetem

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 23 set 2021, 08h37 - Publicado em 23 set 2021, 08h29
Onix Plus
Quilometragem redonda ao chegar à concessionária Leonardo Barbosa/Quatro Rodas

Nosso carro chegou à concessionária Primarca de São Caetano do Sul (SP) com o hodômetro cravado nos 60.000 km. Deu até aquela sensação satisfatória. O sedã é o primeiro carro da nossa frota a avançar a essa nova etapa do teste, que agora vai até 100.000 km, e teve a devida manutenção preventiva.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O serviço de 60.000 km não reserva nada de especial. Além da troca do óleo e dos filtros de óleo e combustível, é feita a troca do fluido de freio, preconizada a cada 20.000 km. O filtro de ar do motor é substituído a cada 40.000 km e as velas, só aos 100.000 km.

O serviço custa R$ 744 no site da fabricante, mas nos custou R$ 769. Ao dar entrada, o técnico quis empurrar o de sempre: lavagem técnica do motor, kit lubrificação e até aditivo do radiador. Negamos, mas pedimos alinhamento e balanceamento, ao custo de R$ 194.

Onix Plus
Onix Plus estreia o serviço de 60.000 km Leonardo Barboza/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Já sabíamos, porém, que a concessionária recomendaria a substituição das pastilhas de freio dianteiras. Isso até poderia estar previsto no plano de revisão, pois, novamente, duraram 30.000 km. Custou mais R$ 579 de peças e R$ 125 de mão de obra.

A surpresa foi a concessionária recomendar a retífica dos discos (R$ 180) para assentar melhor as pastilhas. É menos que os R$ 840 dos discos novos. Surpreende ver concessionária recomendar isso, porém aceitamos.

De acordo com a Chevrolet, “permite processo específico de reacabamento do rotor do freio em determinados casos, desde que esteja de acordo com os parâmetros descritos no manual de reparações disponível na rede de concessionárias. Caso contrário, a substituição dos discos se faz necessária.”

A conta fechou em R$ 1.947, além de R$ 100 do filtro de cabine (anti-pólen). Caro: a peça genuína da GM costuma custar entre R$ 70 e R$ 80. Pior que pagar mais caro foi descobrir, na checagem da revisão, na Fukuda Motorcenter, que mais uma vez uma concessionária Chevrolet instalou um filtro paralelo, de fabricante genérica.

Procurada sobre este caso em específico, a GM se limitou a dizer que “possui o filtro antipólen como peça genuína para o Chevrolet Onix”. Então fica a dica: mesmo levando seu carro na concessionária, um representante da fabricante, é bom ficar de olho para saber se estão usando as peças do próprio fabricante.

Chevrolet Onix Plus – 60.474 km

Ficha técnica:
Versão: Premier 1.0 12V Turbo
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.012
Gasto no mês: Combustível: R$ 740,11
Revisão: R$ 769
Freio: R$ 884
Consumo: No mês: 15,6 km/l com 37,3% de rodagem na cidade
Desde dez/19: 13,3 km/l com 29,5% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês