Uma sessão de fotos em São Roque (SP) interrompida por um temporal serviu de teste prático para a capota marítima que equipa a Fiat Strada Volcano de fábrica, sempre acusada por molhar as bagagens de nossa equipe. E, também, os equipamentos do nosso fotógrafo.
“Assim que a chuva começa a ameaçar, nós precisamos colocar as malas de equipamentos no banco de trás para não molhar. Perdi um dos panos que uso para cobrir os carros para fazer as imagens internas porque molhou na caçamba da Strada, não vi e ficou todo manchado de mofo”, conta o fotógrafo Fernando Pires.
A poeira, que também invade a caçamba, ajudou a identificar os pontos por onde a água entra após o fim da chuva. É pelo pé das colunas do santantônio. Por mais que ali pareça bem vedado, a água vai escorrendo e acumula na caçamba. Nisso, ainda identificamos microfissuras na capota, indício de que ela já está ressecando.
Depois, o colaborador Waldez Amorim sinalizou que existe um boletim de campo na Fiat a respeito de “trinca, ressecamento, rachadura ou descascamento espontâneo sobre a superfície externa da capota marítima (S.A.70271111)”. O documento indica a troca da capota caso os danos não sejam por chuva ácida, manipulação incorreta, exposição à temperatura elevada e limpeza com solvente, mas apenas para carros fabricados entre 06/11/2021 e 27/01/2022, a depender do tipo de carroceria.
Mesmo assim, marcamos um horário na Fiat Sinal Rubem Berta, em São Paulo, para análise da capota e verificação da entrada de água.
“A consultora me disse que é normal, que em todas as Strada entra água e a garantia não cobre a troca da capota marítima. Insisti e mostrei para ela a fissura na capota e ela disse que por ali não entrava água.” O que acabaram indicando foi a compra do chamado “kit dreno de água”, mas depois o setor de acessórios disse que esse kit só existe para a Fiat Toro.
Nova Fiat Strada – 72.654 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 5.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ R$ 1.096 |
Consumo: | No mês: 11,4 km/l com 66,4% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,5 km/l com 36% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |