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Longa Duração: revisão do Toyota Prius tem problemas no rodízio

Segunda parada programada traz de volta um dos únicos problemas da rede: o serviço de rodízio que quase nunca é feito como manda a fábrica

Por Péricles Malheiros 10 out 2018, 13h47
Prius: revisado e com película nos vidros Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

rede Toyota já foi analisada outras duas vezes na história recente do Longa Duração, com o Etios (em 2014) e o Corolla (2015).

Em ambos os casos, vivenciamos na prática o que os donos mais valorizam nos carros da marca: a elevada qualidade de pós-venda.

No entanto, vimos que a afamada rede ainda tem um ponto a evoluir. Aconteceu com o Etios, com o Corolla e voltou a acontecer com o Prius: ao fazer o rodízio de pneus, boa parte das concessionárias simplesmente esquece que a Toyota recomenda a inclusão do estepe.

Ou seja, a cada 10.000 km, o conjunto de roda e pneu que estava no porta-malas passa a uma posição de rodagem. Foi assim na primeira revisão do Prius, aos 10.000 km, e de novo agora, na segunda, aos 20.000 km.

“O óleo está no nível correto e o filtro também é novo. Mas o rodízio foi feito de maneira convencional, alternando apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, sem trocar entre os lados direito e esquerdo”, disse o nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, ao vistoriar o Prius recém-saído da segunda revisão, feita na concessionária paulistana Sun North.

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Toyota Prius
O estepe de medida igual permite incluir o quinto pneu no rodízio do Prius Christian Castanho/Quatro Rodas

Procedimento padrão no Longa Duração para evitar o retorno à rede para uma correção tão simples, erros de rodízio são sanados pelo próprio Fukuda, com as rodas instaladas de acordo com o que indica a fábrica.

Pela revisão do Prius, a Sun North cobrou exatamente o valor sugerido no site da Toyota: R$ 624. Pagamos outros R$ 83 pela troca do filtro de cabine que, de fato, estava saturado.

Aproveitamos a parada para instalar uma película de vidro na própria Sun North, por R$ 350. Antes, porém, havíamos orçado o mesmo acessório nas concessionárias Sorana, Collection e T-Line, que nos cobraram, respectivamente, R$ 380, R$ 390 e R$ 450.

  • Toyota Prius – 23.065 km

      Consumo

      • No mês: 17 km/l com 30,9% de rodagem na cidade
      • Desde fev/18:16,9 km/l com 33,8% de rodagem na cidade
      • Combustível: gasolina, eletr.
      • Revisão: R$ 624
      • Combustível: R$ 1.483
      • Alinhamento: R$ 172
      • Película: R$ 350
      • Filtro: R$ 83

      Ficha técnica

      • Versão: 1.8 16V Híbrido
      • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
      • Câmbio: aut., CVT
      • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
      • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.707

       

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