Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: qual carro da nossa frota tem a melhor central multimídia?

Direção assistida, ar e câmbio automático ganham a companhia dos sistemas multimídia, a nova queridinha dos motoristas brasileiros

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h06 - Publicado em 5 jul 2019, 15h26

C4 CactusBoa apresentação gráfica e personalização de cores

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

O painel é digital, mas destoa da central por ser simples demais, com tela monocromática e conta-giros em barras, o que dificulta o entendimento numa consulta rápida do motorista.

O botão giratório abaixo da tela ajuda no ajuste do volume com o carro em movimento, assim como as teclas no volante multifuncional.

Longa Duração

O ajuste de intensidade da iluminação do painel atua também na tela, mas não consegue esmaecer a luminosidade geral o suficiente para uma viagem confortável à noite, por exemplo.

A central permite ainda alterar a cor das informações e tem ícones de rápida compreensão.

Continua após a publicidade
Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FORTES

  • Ícones de fácil entendimento
  • Apple carplay e android auto
  • Possibilidade de personalizar a cor prioritária das informações
Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FRACOS

  • Ausência de teclas de atalho
  • Localização alta da porta USB deixa o cabo pendurado na frente do console
  • Lentidão de processamento
Continua após a publicidade

KwidFoco da central do popular é a economia de combustível

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

O sistema do Kwid é voltado para o monitoramento do consumo. Gráficos mostram como o motorista está dirigindo e como conduzir de maneira mais econômica.

Na aba Eco coaching, textos explicam o que o piloto precisa fazer para extrair do Kwid um consumo ainda melhor.

Longa Duração

Com respostas rápidas ao toque e pouco reflexiva, a tela agrada. Em contrapartida, a ausência de teclas de atalho obriga o motorista a recorrer ao botão (virtual) Home toda vez que pretende alternar o conteúdo apresentado na tela.

Continua após a publicidade

Incômodo leve, se comparado à baixa qualidade de áudio do viva-voz Bluetooth.

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FORTES

  • botão físico de volume
  • Apresentação das informações de maneira clara, intuitiva e amigável
  • Letras com tamanho adequado
Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

PONTOS FRACOS

  • Bluetooth ruim
  • Falta android auto e apple carplay
  • Localização alta da porta USB deixa o cabo pendurado na frente do console

PriusMúltiplos recursos, mas alguns são difíceis de utilizar

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

A central multimídia do híbrido Prius permite o controle e a monitoração total da condução para otimizar o consumo de combustível. É possível até inserir o preço da gasolina e saber, em tempo real, o valor gasto numa viagem.

Longa Duração

Continua após a publicidade

O layout da central integra aincda os comandos do ar-condicionado digital bizona. Além disso, o Prius é o único carro da atual frota com CD-player integrado na central – o Virtus também conta com leitor de CD, mas ele fica dentro do porta-luvas.

Mas nem tudo são elogios. Parear o celular com o sistema Bluetooth é um exercício de sorte: pode ser de primeira ou simplesmente não acontecer. 

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FORTES 

  • É possível escolher da cor do tema às linhas do sistema de estacionamento
  • Fluxograma de energia
  • Layout integrado com ar-condicionado
Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FRACOS

  • GPS com processamento lento
  • Ausência de botões físicos
  • Falta Android Auto e Apple Carplay
  • Alguns recursos são confusos

VirtusTela de alta definição, rápida responsividade e fácil de usar

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

Eis a central mais sofisticada da história do Longa Duração. Tem até um sensor que detecta a aproximação da mão para liberar uma régua de comandos na parte inferior, ocultada quando fora de utilização para não contaminar o layout.

Oito teclas de atalho e dois seletores giratórios nas laterais da tela mais o volante multifuncional facilitam a operação da central multimídia.

Longa Duração

Boa parte do conteúdo do display central também pode ser replicado no quadro de instrumentos que, na verdade, é uma segunda tela de alta definição.

Um dos poucos pontos negativos do sistema da VW é a localização da porta USB, num ponto de difícil acesso.

Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FORTES 

  • Integração estética com o painel
  • Botões físicos e várias teclas de atalho
  • Apple CarPlay e Android Auto
  • Intuitividade e facilidade de uso
Longa Duração
(Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

PONTOS FRACOS

  • USB no console, mas o acesso é difícil
  • USB sobre o painel não conecta o celular: ela funciona  apenas como uma fonte de energia
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.