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Longa Duração: problemas no pneu do Kicks em sua última viagem

Em sua última viagem, Kicks passa por um buraco e pneu sai com uma bolha na lateral. Resultado: a troca saiu por R$ 872

Por Mateus Silveira Atualizado em 13 out 2017, 08h27 - Publicado em 11 out 2017, 20h28
Passo a passo do que aconteceu com o pneu do Kicks Silvio Gioia/Quatro Rodas

Não raramente, os carros de Longa Duração são convocados para sair à caça de segredos da indústria automotiva. Foi uma missão dessas que levou o Kicks até Palmas (TO).

“A menos de 100 km do destino, passei por um buraco na pista. Era pequeno, mas tinha os cantos bem vivos. Como não senti nenhuma alteração na direção, segui viagem”, conta o piloto de teste Jorge Luiz Alves.

Kicks, em visita a Campos de Jordão (SP)
Com quase 60 mil km rodados, Nissan Kicks realiza sua última viagem Christian Castanho/Quatro Rodas

Mas numa das paradas ele logo notou o efeito: uma bolha no pneu dianteiro esquerdo. Dias depois, contatamos a Continental, fabricante dos pneus originais. “A bolha se forma quando há o rompimento da lona de corpo, que é a malha estrutural do pneu. Como a lateral é uma zona muito flexível, a bolha pode aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento. É muito perigoso”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental no Brasil.

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Partimos, então, para as cotações. Nas autorizadas, o preço variou de R$ 780 (Itavema) a R$ 848 (Sinal). Entre as lojas independentes, encontramos o valor mais alto (R$ 889, na Pneus Ideal) e mais baixo (R$ 722, na SS Pneus). Ficamos, claro, com o preço mais em conta.

Para evitar desequilíbrio por conta da diferença de desgaste, substituímos o conjunto vizinho ao pneu novo pelo estepe (com roda e pneus idênticos ao conjunto de rodagem). Ou seja, o pneu com bolha foi descartado e trocado por um novo, e o usado trocou de lugar com o estepe, assumindo esta função.

Nissan Kicks –  58.226 km

Consumo

  • No mês: 8,2 km/l com 9,6% de rodagem na cidade
  • Desde set/16: 8,2 km/l com 22% de rodagem na cidade
  • Combustível: flex (etanol)

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.755
  • Pneu: R$ 722
  • Alinhamento: R$ 150

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.598 cm3, 16V, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5/19,1 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT
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