Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: problemas no câmbio e no farol permanecem no Jeep Compass

Trancos no câmbio e lampejo involuntário do farol alto nunca fizeram parte da lista de itens de série, mas estão no nosso Compass desde a sua chegada

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 abr 2018, 14h07 - Publicado em 11 abr 2018, 15h35
Longa Duração do Jeep CompassRea
Reapertada, a suspensão ficou mais silenciosa (Silvio Goia/Quatro Rodas)

Com revisões a cada 20.000 km, estipulamos um plano especial para que o nosso Compass de Longa Duração passasse mais vezes pelas concessionárias, permitindo avaliar a rede Jeep com maior precisão.

“Desde o início do teste, encostamos o Compass a cada 10.000 km, pois fazemos uma parada extra entre as revisões. Em todas, solicitamos os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio e, lógico, também aproveitamos para pedir a correção de eventuais problemas”, diz Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.

Com 30.000 km, nosso SUV encostou na concessionária Fattore, em Limeira (SP). Com o Compass, deixamos uma lista de problemas recorrentes.

O mais antigo deles é o tranco no câmbio durante as desacelerações em baixa velocidade, como ao trafegar à procura de vaga no estacionamento, por exemplo.

Longa Duração do Jeep Compass
Os trancos seguem incomodando (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Declaramos nosso velho descontentamento com a alavanca de seta, que, muito mole, acaba lampejando o farol alto involuntariamente. Reclamamos ainda do excesso de ruídos na dianteira ao rodar em ruas esburacadas.

Por fim, comentamos sobre o apagão do painel de instrumentos, que deixa de funcionar (iluminação e marcação dos ponteiros) por um breve período – coincidência ou não, todas as quatro manifestações se deram em trechos rodoviários.

Após três dias, a Fattore liberou o nosso Compass.

Na retirada, o técnico disse: “Fizemos um reaperto na suspensão dianteira e o barulho sumiu. Sobre os trancos no câmbio e o desligamento do painel, fiz uma varredura das centrais em busca de registro de erros, mas não encontrei nada. De qualquer maneira, fiz uma atualização do sistema de ambos. Com relação ao lampejo do farol alto, não há o que fazer, é assim mesmo”.

O ruído na suspensão sumiu e o apagão do painel não voltou a se repetir. Mas os trancos no câmbio e o mau funcionamento da alavanca seguem incomodando.

Continua após a publicidade

Jeep Compass –  30.263 km

Consumo

  • No mês: 12,4 km/l com 21,4% de rodagem na cidade
  • Desde out/17: 12,1 km/l com 19,3% de rodagem na cidade
  • Combustível: diesel S-10

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.266
  • Alinhamento: R$ 240

Ficha técnica

  • Versão: Longitude 2.0 16V turbodiesel
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.956 cm3, 16V, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm
  • Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 5.889
  • Revisões (até 60.000 km): R$ 3.616
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.