Antes mesmo do Caoa Chery Tiggo 5X entrar na frota de Longa Duração, em julho de 2019, já havíamos notado alguns pequenos deslizes no SUV compacto chinês, durante os testes e comparativos que realizávamos.
Com o carro na frota, lógico, foram surgindo novas críticas – muitas delas, comuns entre vários usuários –, sendo a principal queixa a trepidação exagerada do sistema de dupla embreagem, notadamente em segunda marcha.
Quando a fábrica apresentou a linha 2021 do carro, nosso desejo era de que todos os problemas fossem solucionados, o que não aconteceu. O Tiggo 5X evoluiu, sem dúvida. Mas o câmbio não mudou.
“Por se tratar de um sistema complexo, era de se esperar que um simples facelift não traria a solução”, diz o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, fazendo uma análise mais realista.
“Ao mesmo tempo, porém, acho altamente provável que a Chery resolva a questão com a chegada da próxima geração”, afirma otimista.
Comparando o modelo da linha 2021 com o nosso, esteticamente, a única – mas relevante – alteração são os faróis, que trocaram a linha curva inferior por um traço reto.
Com eles, a parte inferior do para-choque também mudou já que os faróis incorporaram leds, que cumprem a função de luz de uso diurno (DRL).
Na traseira, uma modificação ainda mais discreta. Agora, a moldura cromada invade as porções da lanterna que ficam na tampa do porta-malas.
O melhor da nova versão está no conteúdo. Na cabine, a principal novidade põe fim a um problema comum a outros carros chineses: a central multimídia com Apple CarPlay, mas sem Android Auto.
“Este é um problema originado no mercado chinês, onde não há Google e muita gente usa iPhone. Aqui, no entanto, ouvimos várias reclamações de donos de smartphones Android. Aprendemos e, em breve, todos os produtos Chery passarão a ter os dois sistemas incorporados”, diz uma fonte ligada à marca.
A outra alteração não teve nada a ver com as reclamações. As manobras passam a ser auxiliadas por um sistema de visão em 360 graus, muito parecido com o do Nissan Kicks.
A partir de câmeras instaladas nas duas laterais, na dianteira e na traseira, a tela da central multimídia exibe uma imagem única, dando a impressão de uma vista aérea.
Como se vê, ficou faltando só mesmo um novo câmbio. Mas a próxima geração do Tiggo 5X é esperada somente para 2025.
Caoa Chery Tiggo 5X – 36.171 km
Ficha técnica: | |
Versão: | TXS 1.5 16V Turbo |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm |
Câmbio: | Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas |
Seguro: | R$ 2.073 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.799 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 929,79 |
Consumo: | No mês: 9,7 km/l com 41,7% de rodagem na cidade Desde jul/2019: 8,8 km/l com 28,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
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